Operação da Enel Rio remove ‘gato’ de energia em depósito de reciclagem em Campos dos Goytacazes

Published on sexta-feira, 8 agosto 2025

Ação de combate a irregularidades também encontrou no local 260 metros de cabos de uso exclusivo da distribuidora;

Um poste irregular que viabilizava a ligação de energia foi removido;

Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, podendo ser ampliada;

O furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca a população em risco. 

Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2025 – Durante operação de combate às irregularidades no consumo de energia realizada esta semana em Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense, a Enel Rio identificou ligações clandestinas de energia em um depósito de reciclagem.

Os técnicos da Enel, acompanhados por policiais civis e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), constataram que equipamentos e o escritório da unidade, localizada em Guarus, subdistrito de Campos dos Goytacazes, eram alimentados por ligações fraudulentas, prática que caracteriza o furto de energia elétrica. Além disso, foram encontrados no local 260 metros de cabos de uso exclusivo da distribuidora. A operação também removeu um poste instalado de forma irregular em uma via pública, que viabilizava a ligação de energia em média tensão.

O proprietário do imóvel não estava na unidade. Uma funcionária do depósito de reciclagem foi conduzida à 146ª DP para prestar depoimento. Após a perícia, as irregularidades foram desfeitas com o corte e a retirada dos cabos, além da remoção do poste irregular.

Furtar energia é crime e causa riscos

Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Com a nova lei sancionada, se o crime envolver cabos de energia, telefonia, dados ou transporte ferroviário e metroviário, a pena pode subir para até oito anos.

Quem realiza "gato" de energia também está sujeito ao pagamento dos valores correspondentes ao consumo não registrado durante o período da irregularidade. Além disso, o furto de energia compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a segurança da população, especialmente de quem manipula a rede elétrica de forma clandestina.

As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede, além de provocar interrupções no fornecimento de energia. A estimativa da Enel é que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.


Sobre a Enel Distribuição Rio   

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014

ENEL