Só no primeiro semestre deste ano, distribuidora contabilizou cerca de 6 km de cabos furtados em sua área de concessão, número 20% maior do que o anotado no mesmo período de 2024.
Número de clientes impactados por esse tipo de ocorrência cresceu 31,4% de um ano para o outro.
Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2025 – No primeiro semestre deste ano, a Enel Rio registrou o furto de cerca de 6 km de cabos em vias públicas de sua área de concessão, número 20% maior do que o contabilizado no mesmo período do ano passado. As cidades de Campos dos Goytacazes, São Gonçalo, Niterói, Maricá e Macaé lideram o ranking desse tipo de ocorrência, somando aproximadamente 4 km de cabos furtados entre janeiro e junho. No total, cerca de 1,6 mil clientes da concessionária foram impactados por esse crime nas 66 cidades em que a Enel Rio atende, número 31,4% maior do que o anotado em 2024.
Para combater a prática de furto de componentes da rede elétrica, a Enel tem adotado medidas estratégicas, como a substituição de cabos por materiais com menor valor comercial — sem comprometer a qualidade do serviço prestado aos clientes. Além disso, a empresa atua em parceria com autoridades de segurança para reforçar a luta contra esses crimes. No Rio de Janeiro, a Enel integra um grupo de trabalho que reúne a Secretaria de Estado da Polícia Militar (SEPM), por meio da Subsecretaria de Inteligência (SSI), e as principais concessionárias de serviços públicos, no combate e repressão de diversos delitos.
“O furto de cabos impacta diretamente o serviço de distribuição de energia, provocando interrupção do fornecimento para os clientes. Os reparos e a substituição dos cabos furtados exigem horas de trabalho das nossas equipes. E não podemos esquecer dos riscos que esse tipo de crime causa para quem manipula indevidamente a fiação, o que pode provocar choques, acidentes fatais e até incêndios”, afirma Fábio Damasceno, gerente do Centro de Operações do Sistema da Enel Rio.
Assim como o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, o furto de cabos é crime com pena prevista de dois a oito anos de reclusão. Quem rouba cabos causa prejuízos à população e prejudica a qualidade do serviço prestado pelas distribuidoras de energia. Para denunciar esse tipo de crime, a Enel orienta os clientes a utilizarem os seus canais de atendimento: site da distribuidora (www.enel.com.br), aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), WhatsApp Elena (21 99601-9608) e Central de Relacionamento (0800 28 00 120).
Ranking das cidades com maior índice de ocorrências de furto de cabos no 1º semestre de 2025
Campos dos Goytacazes – 2,2 km de cabos furtados
São Gonçalo – 600 metros de cabos furtados
Niterói – 560 metros de cabos furtados
Maricá – 351 metros de cabos furtados
Macaé – 308 metros de cabos furtados
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.
Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014