Parque Estadual Cânion do Rio Poti, no município de Buriti dos Montes, terá 28 hectares de área recuperada com o plantio de espécies típicas do bioma da caatinga.
Buriti dos Montes, 28 de agosto de 2025 – A Enel Green Power (EGP) Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel no país, executa um projeto de reposição florestal no Parque Estadual Cânion do Rio Poti, em Buriti dos Montes (PI). Realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH-PI), a ação tem como objetivo recuperar áreas degradadas, promover a restauração do ecossistema local, a caatinga, e ainda auxiliar na conservação da biodiversidade, na regulação do clima, na proteção do solo e no equilíbrio hídrico. No estado, a EGP opera o Parque Eólico Lagoa dos Ventos, maior complexo eólico de seu portfólio global e maior usina de geração eólica da América do Sul.
O projeto de reposição florestal do Parque Estadual Cânion do Rio Poti foi iniciado em outubro de 2024. Após o mapeamento das áreas a serem recuperadas, as equipes de trabalho, formadas por moradores da região, plantaram as mudas nativas. O plantio foi realizado com adubo orgânico e hidrogel, que favorecem e fortalecem o desenvolvimento inicial das plantas.
Cuidados na manutenção
Na fase atual de manutenção do projeto, as equipes de trabalho realizam atividades como adubação de cobertura, irrigação regular e a aplicação de palha de carnaúba nas covas das plantas, técnica que forma uma camada protetora e ajuda a conservar a umidade do solo.
“Nas regiões em que a vegetação original foi completamente suprimida, instalamos um sistema de irrigação por gotejamento, que garante a sobrevivência das mudas. Nas áreas em que não foi possível a implantação desse sistema, a irrigação é executada de forma manual”, explica Valeria Ladeira, Coordenadora de Meio Ambiente, Arqueologia e Biodiversidade da Enel Green Power.
“A palha de carnaúba é um resíduo abundante na região e, por isso, muitas vezes descartado. Mas no processo de reposição florestal e replantio de mudas, tem uma importância enorme, já que ajuda na conservação da umidade e no reaproveitamento de materiais disponíveis na terra”, explica Valeria.
O projeto de replantio no Parque Estadual Cânion do Rio Poti é uma das ações que a Enel Green Power executa no Piauí, estado que abriga a maior planta eólica da empresa no mundo e o maior parque eólico da América do Sul. Atualmente, meses após o plantio das mudas, as equipes da EGP e da SEMARH já conseguem ver os primeiros sinais de vida no parque. O órgão ambiental pretende utilizar o projeto como referência de modelo de sucesso de ações de recuperação ambiental no bioma da Caatinga.
A Caatinga é um bioma que impõe grandes desafios às ações de recuperação ambiental devido às suas condições climáticas. Exclusivamente brasileiro, não ocorre em nenhum outro país, o que torna sua preservação fundamental para a biodiversidade global. Nesse contexto, não existem referências internacionais que possam servir de modelo, e o desenvolvimento de técnicas de recuperação é restrito ao território nacional. “Por isso, ter um projeto reconhecido como modelo de sucesso nesse cenário desafiador é um marco que enche de orgulho toda a equipe”, celebra a executiva.
“A área em que fizemos o plantio das novas mudas está se desenvolvendo muito bem. São espécies selecionadas do bioma caatinga, como catingueira, cumaru, juazeiro, jurema e mulungu, que vão crescer e ajudar na recuperação do terreno”, conclui Valeria Ladeira.
Sobre o Parque Eólico Lagoa dos Ventos
No coração do Piauí, a Enel Green Power opera o maior complexo eólico de seu portfólio global, que é também a maior usina de geração eólica em todo o continente sul-americano. Suas 230 turbinas evitam a emissão de 1,6 milhão de toneladas de CO₂ ao ano, tendo sido construída com base em avaliações de intensidade do vento em alta resolução, otimizando sua produção de energia e eficiência energética. Drones para análise topográfica, sistema de rastreamento inteligente nas turbinas, além de soluções de plataformas e softwares digitais fazem do Lagoa dos Ventos uma das usinas mais avançadas e modernas do Brasil.
A Enel Green Power é um dos maiores players na geração de energia renovável, tanto no Brasil como no mundo, contribuindo de maneira ativa e pioneira na transição energética. Em terras brasileiras, seus 6,6 GWh de capacidade instalada podem abastecer em torno de 11 milhões de habitantes.
Sobre a Enel Green Power
A Enel Green Power®️, dentro do Grupo Enel, desenvolve e opera usinas de energia renovável e está presente na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. Líder mundial em energia limpa, com capacidade total de mais de 56 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, a Enel Green Power está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras em usinas de energia renovável.
Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014