Beleza, sustentabilidade e superação: Desafio da Ponte é retomado após 12 anos

Published on sexta-feira, 1 agosto 2025

Corrida patrocinada pela Enel Rio acontece no domingo (3), a partir das 6h30, e contará com mais de 5 mil corredores;

Conheça a história de participantes que vão superar desafios na prova.

 

Rio de Janeiro, 1º de agosto de 2025 – Após 12 anos, a icônica Ponte Rio-Niterói volta a ser palco de um dos eventos esportivos mais marcantes do Brasil: o Desafio da Ponte, que será realizado no próximo domingo (3).

Patrocinada pela Enel Rio, a prova de 21 km reunirá mais de 5 mil corredores do Rio de Janeiro e de diversas regiões do país, que comprovaram ter concluído uma meia maratona em até 2h30, entre os anos de 2024 e 2025.

Com largada prevista para começar às 6h30, os inscritos percorrerão a pé os 13,9 km de extensão da maior ponte do Hemisfério Sul, em um trajeto com paisagens impressionantes da Baía de Guanabara ao Boulevard Olímpico. A saída será em Niterói, no Caminho Niemeyer, e a chegada, no Rio, na Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, onde terá show da banda Barão Vermelho, local para ativações (como gravação do tempo na medalha), área recovery e loja com produtos da marca.

Os participantes que concluírem o percurso dentro do tempo limite de três horas receberão uma medalha dourada, símbolo de conquista e superação.

Reforçando o compromisso com a promoção da qualidade de vida, sustentabilidade e apoio ao esporte, além de patrocinar o evento, a Enel convidou funcionários atletas a participarem da prova.

Rodrigo Silva Rocha é engenheiro de campo da Enel na região de São Gonçalo. Ele e o filho já participaram de 11 maratonas e 22 meias maratonas (das mais de 150 corridas) e estão ansiosos pelo desafio.

“Quem não corre, não tem a noção do bem que a corrida faz. Ela transformou a vida da minha família, principalmente a do Gabriel. Já são mais de dez anos correndo juntos. Tudo começou com o convite de um amigo, ele gostou e muita coisa mudou: trocamos a cadeira de rodas pelo triciclo, nos tornamos mais próximos e amigos, ele passou a sair mais de casa e a ter contato com o mundo real. A imunidade melhorou, assim como o controle do tronco”, disse Rodrigo, pai de Gabriel, de 23 anos, que tem paralisia cerebral.

A analista de Comunicação da Enel Ceará, Ana Carolina Pires, também é outra adepta da corrida. O que começou 15 anos atrás com a vontade de emagrecer, tornou estilo de vida.

“Só queria uma forma de me movimentar e perder alguns quilinhos. Comecei a correr 5 km, 10 km, 21 km, até me aventurar na Maratona do Rio. Já se foram oito no Rio e países como Argentina, Chile, EUA e outros. É algo que não dá para explicar. Sempre desejei fazer o desafio, por ser algo diferente, de uma cidade para a outra, passando pela ponte e vendo o Rio de Janeiro, que eu tenho uma paixão enorme. O brasileiro estava com saudade dessa corrida. E tenho certeza que o percurso vai gravar boas memórias na nossa mente e no nosso coração”, disse Ana Carolina.

 

Sustentabilidade

O evento contará com uma série de ações de sustentabilidade e logística inteligente, como a substituição da hidratação em copos por sachês de água (enquanto um copo contém cerca de 7g de plástico e alumínio, cada sachê utiliza apenas 2g de plástico), coleta seletiva nas áreas de largada e chegada, barcos para recolhimento de resíduos na Baía de Guanabara, compostagem de resíduos orgânicos e incentivo ao transporte coletivo com o uso gratuito das barcas para reduzir GEE (gases de efeito estufa) e evitar congestionamentos.

No kit, o atleta recebe pulseiras coloridas que dão direito ao uso das barcas de forma gratuita, tanto para quem sai do Rio para a largada em Niterói, quanto para quem mora em Niterói e fará o caminho de volta para casa após a corrida. Cada cor da pulseira, segundo o pace informado pelos atletas, tem o seu horário de barca.

“Acreditamos que a energia que move o esporte tem o poder de transformar vidas e também pode impulsionar ações positivas para o meio ambiente. Participar da retomada da corrida da Ponte é motivo de orgulho para a Enel. Queremos mostrar que grandes eventos podem e devem ser planejados com responsabilidade ambiental. Cada passo dado na prova representa um compromisso coletivo com uma sociedade mais consciente e sustentável", disse Hélio Muniz, Diretor de Comunicação da Enel no Brasil.

A montagem e desmontagem do evento também serão cronometradas para garantir que a ponte seja liberada ao tráfego até 12h, sem comprometer a mobilidade urbana. O evento será encerrado com um show da banda Barão Vermelho, na arena montada na chegada da prova.

 

Enel Rio: Mais de 80 projetos culturais e esportivos incentivados

A Enel Rio é a maior patrocinadora de projetos culturais e esportivos no estado, por meio das leis de incentivo. No último ano, a distribuidora investiu mais de R$ 94 milhões em 87 iniciativas que beneficiaram cerca de 650 mil pessoas.

 

Sobre a Enel Distribuição Rio   

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

 

Serviço:
Desafio da Ponte

Data
: domingo (3)
Horário da largada: 6h30
Largada: Rua Professor Plínio Leite, Niterói (em frente ao Caminho Niemeyer)
Chegada: Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, Boulevard Olímpico, Rio de Janeiro (próximo à Praça Mauá, Centro)
Tempo limite de prova: 3 horas
Trânsito: Sábado (2), a partir das 22h, interdição de duas faixas sentido Rio - Niterói e Niterói – Rio;
Domingo (3), a partir das 5h, interdição de mais uma faixa em ambos os sentidos. (No sentido Rio - Niterói apenas no trecho Mocanguê até a Praça de Pedágio).
A partir das 12h: Previsão de liberação total do fluxo em ambos os sentidos

Mais informações: https://desafiodaponteoficial.com.br/percurso-21k.

Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014

ENEL