Além de aproximar os serviços dos clientes, a iniciativa combate a fraude e o furto de energia elétrica;
Furtar energia é crime, prejudica o fornecimento de energia, pode causar acidentes e impacta diretamente o valor da tarifa.
Nesta edição, a Enel Rio também vai oferecer atendimento móvel, estande do consumo consciente e troca de lâmpadas.
Rio de Janeiro, 8 de julho de 2025 – O projeto Energia Legal, da Enel Distribuição Rio, chega nesta terça-feira (8) à cidade de São Francisco de Itabapoana, na Região Norte Fluminense. Até a próxima sexta-feira (11), os clientes Enel poderão contar com o atendimento móvel, o estande do consumo consciente e a troca de lâmpadas por modelos LED.
A iniciativa tem como objetivo combater a fraude e o furto de energia elétrica e conscientizar a população sobre os riscos e os prejuízos desta prática. Além disso, a Enel vai oferecer serviços, via atendimento móvel, que visam facilitar a vida do cliente, como troca de titularidade, religações, negociações de débitos com condições especiais, ligações novas, além de orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.
Em 80 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 29,5 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais nas 29 cidades por onde passou desde o fim de 2019.
Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além da previsão de pagar o valor total de consumo correspondente ao período em que ocorreu a irregularidade. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado e prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções, dificultando, por vezes, o retorno da energia elétrica.
Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em 5%.
Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, coloca a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Atendimentos e Consumo Consciente de Energia
Durante a iniciativa, os moradores de São Francisco de Itabapoana também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma estrutura móvel de atendimento, que ficará localizada em pontos da cidade (endereços abaixo).
No atendimento móvel, os clientes poderão solicitar serviços como a segunda via de conta, troca de titularidade, pedido de ligação nova e parcelamento de dívida com condições especiais, entre outros.
Ao longo da ação, a Enel Rio também oferecerá dicas de segurança e de consumo consciente de energia e informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos na conta de energia em relação à tarifa residencial normal.
O cliente também poderá realizar a troca gratuita de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por até cinco do modelo LED.
Serviço:
Unidade Móvel
Data: 8 de julho (terça-feira)
Local: Av. Nilton Mayerhoffer Pessanha
Endereço: Av. Nilton Mayerhoffer Pessanha (próximo ao Hospital Municipal Manoel Carola)
Horário: 8h30 às 17h
Data: 9 de julho (quarta-feira)
Local: Pátio da Igreja São Sebastião
Endereço: Rua Alberto Simões, 747, Barra Seca (Paróquia Imaculada Conceição)
Horário: 8h30 às 17h
Data: 10 e 11 de julho (quinta e sexta-feira)
Local: Praça São Francisco de Paula
Endereço: Rua Reinandim Mendes de Oliveira, 37 (próximo ao ponto das vans, Paróquia São Francisco)
Horário: 8h30 às 17h
Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014