Duque de Caxias e São Gonçalo lideram em furto de energia na área de concessão da Enel Rio

Published on segunda-feira, 28 julho 2025

  • Dados do primeiro trimestre deste ano trazem ainda Araruama, Cabo Frio e Angra dos Reis entre as cinco cidades com maiores índices;
  • Energia furtada nos três primeiros meses do ano nas oito cidades com mais casos seria capaz de abastecer Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes e Macaé por um ano;
  • Áreas de risco são responsáveis por 59% do total de perdas não técnicas registradas pela distribuidora.

 

Rio de Janeiro, 28 de julho de 2025 – Os municípios de Duque de Caxias e São Gonçalo lideraram o ranking de furto de energia entre as 66 cidades da área de concessão da Enel Distribuição Rio. No primeiro trimestre deste ano, as localidades registraram, respectivamente, 34,35% e 31,53% de perdas não técnicas de energia, o que significa que mais de 30% de toda a energia distribuída pela empresa nessas duas cidades foi perdida, principalmente por causa das ligações irregulares. Os municípios de Araruama (22,36%), Cabo Frio (21,47%), Angra dos Reis (18,51%), Niterói (17,95%), Campos dos Goytacazes (14,76%) e Macaé (8,22%) completam o ranking de furto de energia nos três primeiros meses do ano.

O combate a esse tipo de crime é um dos principais desafios que a Enel Rio enfrenta. Hoje, 17% das unidades consumidoras atendidas pela distribuidora estão concentradas em áreas de severa restrição operacional. Essas áreas de risco são responsáveis por 59% do total de perdas não técnicas registradas pela empresa. Somente de janeiro a março deste ano, o volume de energia furtado apenas nas oito primeiras cidades do ranking seria suficiente para abastecer os municípios de Niterói, São Gonçalo, Campos e Macaé juntos por um ano - o que representa um universo de cerca de 870 mil clientes com um consumo médio de 240 kWh por unidade consumidora.

Até o fim de março, foram realizadas cerca de 50.700 inspeções na rede elétrica para coibir o furto na área de concessão da empresa. Em parceria com as autoridades policiais, foram lavrados 68 Relatórios de Ocorrência junto à Polícia Civil, com 42 pessoas detidas em flagrante.

“Intensificamos a parceria com as autoridades de Segurança Pública no combate ao furto de energia, mas ainda há áreas em que somos impedidos de entrar. Nos últimos 20 anos, entre 2004 e 2024, registramos um crescimento de 541% de unidades consumidoras em áreas de risco, ou seja, em locais em que não podemos atuar. Nessas localidades, a empresa fica impedida de realizar manutenções preventivas, ações de combate ao furto e reparos na rede", afirma José Luis Salas, Diretor de Redes da Enel Rio.

Furto de energia é crime

A concessionária alerta que fraudes e furtos são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a oito anos de detenção. A distribuidora também cobra os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu a irregularidade, acrescida de multa, de quem praticou as fraudes. Cometem crime tanto as pessoas que executam fisicamente a fraude nas instalações quanto os titulares das contas de energia. 

Além de crime, as fraudes e furtos comprometem a qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. 

Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato” põe em risco a sua vida e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o site da Enel em https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx, o aplicativo Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014

ENEL