
Para Getúlio, eletricista há 20 anos em São Paulo, ser eletricista é atender com qualidade e segurança.
“Para mim, ser eletricista é você fazer as suas atividades com qualidade, sempre colocando a segurança em primeiro lugar, atender a população de uma maneira satisfatória, tanto para o eletricista e também a população”, explica o profissional Getúlio Batista.
Qual é a função de um eletricista?
A função principal é operar e cuidar para que a energia seja distribuída de forma segura, protegendo vidas e promovendo bem-estar. Mas, no dia a dia, isso vai muito além de uma profissão.

Para Filipe Costa, eletricista do Rio de Janeiro, a profissão que escolheu é um projeto de vida. “Ser eletricista é entrega. É um projeto que a gente faz na vida da gente de estar aqui. Fico muito feliz, muito grato em fazer parte de algo tão grandioso, tão bonito, que é levar a luz para as pessoas. E grato por tudo que está acontecendo hoje na minha vida. Só tenho a agradecer à Enel e todos aqueles que fazem parte dessa grande família.”
Quais são as habilidades de um eletricista?
Ser eletricista é unir técnica, disciplina e sensibilidade. Entre suas principais habilidades estão:
- Conhecimento técnico e normativo;
- Atenção aos detalhes;
- Tomada de decisão rápida e segura;
- Cuidado com a própria vida e com a vida de todos ao redor.

Para Franciana de Lima, eletricista do Ceará, é cuidado e empoderamento.
“A gente, além de levar energia para as pessoas na rua, leva amor, leva atenção, leva empoderamento, no caso das mulheres. A gente, em campo, consegue mostrar para as mulheres a nossa força, a nossa capacidade.”
Mais que um trabalho técnico, ser eletricista é uma missão de vida.
Graças a esses profissionais que transformam conhecimento em cuidado, a energia chega com segurança a cada casa, escola, hospital e empresa.
Por isso, celebrar o eletricista é reconhecer a importância de quem cuida da energia que move o mundo.
Leia mais: Confira as novas vagas abertas para operação e saiba como se inscrever