Dia do futebol: conheça o Craque do Amanhã

Futebol como ponto de partida para transformar o futuro de jovens em situação de vulnerabilidade

Published on sexta-feira, 18 julho 2025

O futebol é um importante desenvolvedor de habilidades e valores individuais e coletivos

O futebol é um importante desenvolvedor de habilidades e valores individuais e coletivos

  • Empoderamento digital: no laboratório de informática, pratica-se a democratização do acesso às tecnologias, com cursos e módulos voltados a múltiplos níveis de interação com o meio digital, desde aulas introdutórias até a gestão de aplicativos e programação. É uma parte muito importante do projeto, já que o empoderamento efetivo dos jovens está intimamente atrelado ao desenvolvimento de habilidades digitais;
  • Atividades pedagógicas: aumentam a abrangência do projeto com ações de letramento, alfabetização, rodas de leitura e atividades lúdicas, com foco na complementação escolar, auxiliando crianças e jovens a suprir lacunas em sua trajetória estudantil;
  • Inserção no mercado de trabalho: em parceria com o CIEE, os jovens do projeto têm acesso a cursos de capacitação e, após a conclusão, são cadastrados no sistema online do CIEE, onde estão a pleno alcance de oportunidades de estágio e programas de jovem aprendiz;
  • Acompanhamento psicossocial: Nos casos em que se faz necessária uma atenção especializada, o Craque do Amanhã identifica demandas imediatas e possíveis situações de emergência, com orientações jurídico-sociais, atendimento psicossocial individual, familiar ou em grupo, além do monitoramento da frequência e do rendimento escolar dos participantes.

 

Essa abrangência e complementaridade é o que ajuda o Projeto Craque do Amanhã a transformar realidades, abrindo o caminho para os primeiros passos de uma trajetória feliz e vencedora para jovens e crianças.

Transformação no dia a dia

Além de todas as oportunidades voltadas ao crescimento profissional dos jovens, o impacto quase imediato que um espaço desses tem no dia a dia de crianças e adolescentes não pode ser deixado de lado. A atenção, o amparo e o carinho investidos no Craque do Amanhã são tão importantes quanto as habilidades e as competências desenvolvidas em seus cursos e atividades, fazendo a diferença na vida e no futuro desses jovens.

Assim, o projeto serve muitas vezes como uma virada de chave. Um grande exemplo é o de Isaac Marques, que hoje tem 13 anos e, segundo ele, melhorou bastante no futebol depois de entrar no projeto. No entanto, o impacto na sua vida foi muito mais longe. 

Isaac entrou no Craque do Amanhã sem nenhuma habilidade no futebol e hoje já consegue até fazer um drible chamado carretilha

Isaac entrou no Craque do Amanhã sem nenhuma habilidade no futebol e hoje já consegue até fazer um drible chamado carretilha

Para a mãe de Isaac, Cecília Marques de Souza, o projeto foi fundamental para a evolução de seu filho, diagnosticado com autismo e que, após o acompanhamento próximo e atento oferecido pelo programa, virou um menino exemplar tanto dentro de casa quanto fora dela.  “Isaac mal conversava comigo e, apesar de ser muito calmo, era completamente desatento e esquecido”, diz Cecília. Após a entrada no Craque do Amanhã, a evolução de Isaac foi, segundo ela, extraordinária. “Eu agradeço muito a Deus e a vocês, porque hoje ele chega em casa e ele fala comigo, ele me lembra que vai ter atividade no projeto, ele se comunica muito comigo”, ela conclui. 

Cecília Marques de Souza é mãe do jovem Isaac e compartilhou sua história

Cecília Marques de Souza é mãe do jovem Isaac e compartilhou sua história

Cecília conta que, no ano passado, seu filho ganhou o prêmio de aluno mais dedicado ao projeto e também uma bicicleta. “Ele me ligou gritando de felicidade! Que reconhecimento vocês têm dado para esse menino. Ele é muito feliz e tem os sonhos renovados a partir desse projeto. Não há diferença aqui dentro”, ela termina, emocionada.

Construindo o amanhã pelo esporte

O Projeto Craque do Amanhã é um exemplo vivo de como o futebol pode ir além do jogo e se tornar uma poderosa ferramenta de transformação social. Por meio de uma atuação multidisciplinar e humanizada, a iniciativa não apenas revela talentos esportivos, mas também forma cidadãos conscientes, preparados para os desafios da vida.

Ao apoiar projetos como esse, a Enel reafirma seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atua, promovendo inclusão, educação e cidadania. Afinal, formar craques dentro e fora de campo é acreditar no futuro e investir, desde já, em um Brasil mais justo e com mais oportunidades para todos.

Gostou do conteúdo? Leia também: Dia Nacional do Vôlei: momento de relembrar nosso apoio ao esporte

ENEL