Entre novembro de 2024 e março de 2025, reduzimos significativamente o tempo de atendimento a ocorrências emergenciais em nossas áreas de concessão. Os dados, divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), refletem os avanços que temos alcançado por meio dos investimentos realizados desde o fim do ano passado e que vão até 2027.
Chuvas mais intensas, com ventos fortes e quedas de árvores têm exigido respostas mais rápidas e estruturadas, e temos nos preparado para isso.
O que é o Tempo Médio de Atendimento Emergencial (TMAE)?
O Tempo Médio de Atendimento às Ocorrências Emergenciais (TMAE) é um indicador que calcula, em minutos, o tempo médio desde o início do chamado até a finalização do atendimento. Quanto menor o tempo, mais rápido a energia é restabelecida para os clientes.
A métrica soma o tempo de preparo, deslocamento e execução do reparo até a sua conclusão, etapas que compõem o indicador duração média do atendimento a ocorrências emergenciais.
- Tempo Médio de Preparação (TMP): período desde o conhecimento da emergência até a mobilização da equipe técnica;
- Tempo Médio de Deslocamento (TMD): intervalo da autorização da saída até a equipe chegar ao local da emergência;
- Tempo Médio de Execução (TME): duração desde a chegada ao local da ocorrência até a finalização do reparo.
Este indicador é fundamental para monitorar e identificar pontos de melhoria e implementar estratégias que tornem os processos mais ágeis.
Resultados nas nossas distribuidoras
Reduzimos o tempo médio em 50% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado é reflexo dos investimentos em inovação nas redes, como a ampliação de tecnologias de automação, além da contratação de novas equipes e da intensificação de ações de manutenção preventiva, incluindo melhorias na infraestrutura.
Ceará
No Ceará, registramos uma redução superior a 30% no tempo médio de atendimento às emergências. Esse avanço é fruto de ações como o reforço nas equipes técnicas e melhorias na infraestrutura da rede.
Rio de Janeiro
No Rio, a redução foi de cerca de 40%. O período de verão trouxe desafios adicionais à operação, e a atuação rápida das nossas equipes foi fundamental para garantir a continuidade do fornecimento.
Avanços na agilidade e reforço das equipes
A Enel está adotando diversas iniciativas para reduzir ainda mais o tempo de atendimento, incluindo:
- Contratação de 1.200 eletricistas até março deste ano para reforçar as equipes de atendimento.
- Instalação de Smart Meter, automação da rede, religadores, frota, geradores.
- Motoeletricistas: eletricistas em São Paulo que se deslocam em motocicletas, uma solução para reduzir o tempo de ação.
Essas são algumas soluções que já estão sendo implantadas nas áreas de concessão da Enel, e ainda tem mais! Nos próximos três anos, a companhia investirá cerca de R$ 25,3 bilhões em suas operações no Brasil.
Desse total, R$ 24 bilhões serão direcionados ao setor de distribuição de energia. O valor representa um aumento de 62% em relação ao plano anterior.
A redução do TMA demonstra o compromisso da Enel em aprimorar seus serviços e oferecer um atendimento cada vez mais eficiente para seus clientes.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe o site da Enel e saiba tudo sobre o universo da energia e sustentabilidade.
Leia também: Por trás dos postes: o esforço dos técnicos que garantem energia com segurança