Você já reparou nas bolas laranjas presas aos fios elétricos e ficou se perguntando para que servem? Sabemos que se parece com uma bola de basquete, ou um balão, mas não é. Além de curiosas, essas “bolas” têm um papel essencial na redução de acidentes aéreos e risco de colisões com fios de alta tensão.
Essas esferas são conhecidas como marcadores de linha e são instaladas estrategicamente para tornar os cabos elétricos mais visíveis, especialmente para pilotos de aviões, helicópteros e outras aeronaves.
As redes elétricas, principalmente áreas abertas, podem ser difíceis de enxergar a olho nu, especialmente em condições climáticas adversas. As bolas laranjas servem para:
● Sinalizar a fiação para aeronaves: aviões de pequeno porte e helicópteros voam a altitudes mais baixas, o que aumenta o risco de colisão com fios elétricos. Os marcadores ajudam a evitar acidentes.
● Aumentar a visibilidade dos cabos: a cor laranja vibrante se destaca contra o céu, facilitando a identificação dos fios, principalmente em cruzamentos de rios, rodovias e vales.
● Atender às normas de segurança: a instalação das esferas seguem a norma 6535 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Como são as bolas laranjas?
Os sinalizadores laranjas devem ter diâmetros de 30 cm, 40 cm ou 60 cm, pesam cerca de 5 kg. Eles são fixados nos fios mais altos das torres de transmissão, onde há maior risco de impacto com aeronaves.
Feitas de materiais plásticos resistentes, como polietileno ou PVC com espessura mínima da parede da esfera de 2,5 mm, com aditivação proteção contra raios ultravioletas (UV). As bolas laranjas são projetadas para suportar condições climáticas adversas, como ventos fortes e raios, garantindo que permaneçam no lugar e cumpram sua função de sinalização por longos períodos.
A cor laranja é a mais comum, mas também existem marcadores brancos e vermelhos para melhorar a sinalização em diferentes condições de iluminação. Todos esses aspectos técnicos são definidos e avaliados pela norma 6535 da ABNT.
As bolas laranjas têm eletricidade?
Muitas pessoas acreditam que as bolas laranjas nos fios elétricos possuem alguma função elétrica, mas na verdade, elas não conduzem energia. Sua única função é visual, tornando os cabos mais perceptíveis para os pilotos e evitar acidentes aéreos e garantir a segurança em fios de alta tensão.
Além disso, elas também possuem materiais que podem atrair descargas elétricas. Com isso, os raios são desviados dos fios, das antenas e de qualquer outra estrutura mais alta que esteja localizada por perto dos fios de alta tensão.
Então, da próxima vez que você avistar essas esferas laranjas nos fios elétricos, já saberá que sua função vai muito além da estética: elas são fundamentais para a segurança aérea.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais para mais publicações como esta. Confira!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com quem também tem essa dúvida!