O que é o G20?
O G20 foi formalizado em setembro de 1999, quando ministros da Economia dos países do G7 (até então formado por Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos da América), se reuniram para buscar soluções que pudessem aliviar os sintomas da crise econômica da época.
A discussão mostrou que era essencial trazer os países em desenvolvimento para o debate, uma vez que eles poderiam ter um impacto significativo na busca por um mundo mais interligado, sustentável e saudável.
A primeira reunião do G20 aconteceu em Berlim, na Alemanha, em dezembro de 1999. Basicamente, a ideia é que líderes dos 20 países envolvidos pudessem fazer um encontro anual para criar um diálogo acerca das próximas estratégias que serão implementadas para alcançar o equilíbrio econômico mundial.
Atualmente, o G20 é constituído pelas seguintes nações:
Alemanha
Arábia Saudita
Argentina
Austrália
Brasil
Canadá
China
Coreia do Sul
Estados Unidos
França
Índia
Indonésia
Itália
Japão
México
Reino Unido
Rússia
África do Sul
Turquia
União Europeia (representada por membros da Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu)
G20 no Brasil em 2024
É com orgulho que o Rio de Janeiro servirá como anfitrião para o G20 de 2024, onde líderes das nações citadas anteriormente poderão emergir em alguns dias intensos de debates, estudos e diálogos sobre as principais pautas econômicas mundiais contemporâneas.
O evento, que acontecerá entre os dias 18 e 19 de novembro, será assunto no país inteiro. Afinal, as conversas ocorridas nesse período terão um impacto direto na realidade de milhões de pessoas, podendo influenciar significativamente as estratégias de diversos governos.
Por isso, é de extrema importância que o Brasil tenha sido selecionado para essa grande responsabilidade. Além de ser o cenário de grandes decisões, o país também receberá milhares de pessoas envolvidas na causa política global.
Casa G20 também acontecerá no Brasil: saiba do que se trata.
Você já sabe que as terras brasileiras vão receber o principal fórum mundial de economia. Mas o que pouca gente sabe é que essa novidade também trará uma excelente oportunidade cultural para a região.
Estamos falando, é claro, da Casa G20, evento também conhecido como Encontro do G20. O evento serve como oportunidade para debates saudáveis entre o Brasil e os países do G20 e, na edição de 2024, acontecerá na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.
O que o mais recente encontro de líderes do G20 terá de melhor?
Além de contar com uma programação culturalmente enriquecedora, o encontro do G20 2024 conhecido como Casa G20, também trará um formato inovador, em que cada país envolvido torna-se o anfitrião do espaço por uma semana e passa a oferecer apresentações que reflitam as suas origens.
Visto como um evento dinâmico, o encontro do G20 2024 se adaptou ao Mês da Mulher e terá uma programação especial sobre o tema. Com início previsto para 7 de março, a inauguração contará com representantes da Enel, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secrecrj) e, possivelmente, com o governador Cláudio Castro. Para fechar a noite com chave de ouro, haverá um show de Mart’nália.
Ao longo de 15 semanas, serão mais de 100 apresentações, que servirão de cenário para o intercâmbio cultural e que podem vir a gerar oportunidades de acordos internacionais no encontro do G20.
O que significa o encontro do G20 para a Enel?
Patrocinadora oficial do Encontro do G20 2024, a Enel se orgulha de contribuir para que um evento tão importante aconteça. A ideia de participar de uma confraternização que tem cinco apresentações principais semanais (apresentação musical, apresentação cênica, lançamento de livro ou coleção, encontro gastronômico e encontro entre gestores culturais e artistas) reflete o compromisso da companhia com o destaque do Brasil no Encontro do G20.
A expectativa é de trazer ainda mais energia para que esse momento seja o cenário ideal para que o país evolua em pautas sustentáveis, sociais e tecnológicas. Caso queira saber mais, fique de olho nas nossas redes sociais.