Com a ajuda da Enel, Piauí inaugura o primeiro museu sobre a história da sanfona

Published on quinta-feira, 13 junho 2024

Qual é a história da sanfona?

A história da sanfona começa no século XIX, tendo suas origens ligadas a diversos países, como Alemanha, França e Áustria. O instrumento, também conhecido como acordeão, foi aprimorado ao longo do tempo por vários construtores e músicos. Seu design inicial consistia em um fole, que permitia a produção de som ao ser comprimido e expandido, conectado a teclados que emitem diferentes notas musicais. A sanfona ganhou popularidade em diversas culturas, tornando-se um elemento central em gêneros musicais como o forró no Nordeste do Brasil, o tango na Argentina e a música folclórica em várias regiões da Europa. Com o passar dos anos, diferentes estilos e variações do instrumento surgiram, adaptando-se às preferências musicais locais e contribuindo para sua diversidade e versatilidade ao redor do mundo.

 

O que você encontrará no Museu da Sanfona?

Ao longo de oito galerias, os visitantes do museu da sanfona poderão encontrar sanfonas doadas por colecionadores. Além disso, você poderá aprender sobre temas como:

  • História da sanfona

  • Origem da sanfona

  • Quem inventou a sanfona

  • Tipos de sanfona
     

O grande destaque vai para a sanfona de oito baixos que foi de Januário, pai de Luiz Gonzaga, um dos maiores músicos do Brasil. Vista como uma raridade, ela é um dos motivos para conhecer esse espaço novo.

Enel entra no ritmo da sanfona

De acordo com Maurício Braga da Silva Vasconcelos, que é Especialista Sênior de Sustentabilidade da Enel, o apoio ao sonho da pequena cidade de Dom Inocêncio está alinhado à metodologia de criação de valor compartilhado da empresa. Afinal, o estímulo ao crescimento da cultura nordestina e o estímulo ao desenvolvimento de comunidades faz parte do pensamento comunitário que vem sendo implementado pela marca.

Por isso, o investimento da Enel no lançamento e na manutenção do Museu da Sanfona foi apenas o começo de uma jornada inspiradora. Juliana Pamplona, que exerce a função de Especialista de Sustentabilidade, conta que a experiência abre as portas para que novas oportunidades sejam encontradas e apoiadas.

“ A inauguração de um espaço como esse, que valoriza a cultura local e uma expressão genuína da região como os sanfoneiros, é algo que nos enche de orgulho pelo valor que possui para o território e suas tradições”.

  • Débora Pinho, responsável de Sustentabilidade da Enel Green Power

 

Assim, o que começou com o esforço de um pai e um filho que ensinavam a arte da sanfona para crianças da região, hoje conta com o apoio de uma das marcas mais valiosas do mundo e dá a esse instrumento uma casa digna de sua história.

 

“Agradeço a todos pelo apoio e em especial a Enel Green Power por ter viabilizado este espaço que é a verdadeira realização de um sonho”. 

  • Sandrinho do Acordeon, idealizador e curador do museu

 

A Enel Green Power, linha de negócio da Enel que produz energia renovável, está presente na região desde 2018 com a construção do Complexo Eólico Lagoa dos Ventos, que se estende por áreas dos municípios de Dom Inocêncio, Queimada Nova e Lagoa do Barro do Piauí. Considerado o maior empreendimento de geração eólica na América do Sul, ele fornece energia  limpa e contribui com o crescimento econômico e social da região.

O Museu da Sanfona está localizado em Dom Inocêncio, no Piauí (636 km de Teresina) e, depois de dois anos de construção, contou com uma cerimônia repleta de atrações musicais para celebrar sua abertura.

Gostou da novidade e quer saber sobre outros projetos culturais no Brasil? Acompanhe as nossas redes sociais!

 

ENEL