Finalizamos, ao longo dos últimos anos, uma série de obras importantes na rede elétrica de Ilha Grande, em Angra dos Reis, com o objetivo de modernizar e melhorar a qualidade de fornecimento na região. As últimas entregas são as instalações de dois geradores permanentes nas localidades de Vila do Provetá e região do Abraão, devidamente autorizadas e licenciadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Em Provetá, foi instalado um gerador permanente com 500kVA. O mesmo é acionado remotamente quando há falta de energia na região e consegue suprir o fornecimento de 588 clientes. Já na localidade de Abraão, está sendo instalado um gerador de 750kVA, o suficiente para manter o fornecimento de energia de 281 clientes. A previsão é que a obra deste último seja concluída no mês de junho.
“Estamos deixando um legado de melhorias e inovações em Ilha Grande, com o objetivo de melhorar a qualidade do fornecimento na região. Estamos focando e investindo em tecnologia para modernizar e digitalizar a área”, comenta Marcio da Rocha, Responsável por Obras Sul da Enel Rio.
Modernização da rede elétrica
Vale lembrar que, no ano passado, finalizamos uma série de obras importantes na rede elétrica da Ilha Grande. A iniciativa contou com investimentos de cerca de R$ 35 milhões e beneficiou trechos significativos da ilha, impactando, aproximadamente, 2600 clientes. Entre as obras realizadas estão a construção de 20 km de rede elétrica e a substituição de 470 postes. Além disso, vale destacar a instalação de sete equipamentos telecomandados, que tornam a rede elétrica automatizada e agilizam o restabelecimento de energia em caso de interrupções. Em 2016, a distribuidora também fez o lançamento de 4,79 km de cabo submarino de distribuição para o fornecimento de energia elétrica à Ilha Grande, com investimento de R$ 20 milhões.
Os resultados de todos esses investimentos já estão sendo percebidos nos indicadores de qualidade: de abril de 2020 a março de 2021 foi possível identificar a redução de, aproximadamente, 62% no tempo médio das interrupções de energia por cliente (DEC) e 45% na quantidade média de vezes que os clientes ficam sem energia (FEC), em comparação com o mesmo período do ano anterior.