Conforme determinado pela Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, a bandeira tarifária para janeiro de 2021 será amarela. Isso significa um custo adicional de R$ 1,34 na conta de luz para cada 100 kWh consumidos.
A mudança de bandeira representa uma redução significativa na conta de luz, quando comparado com o mês anterior. Em dezembro, a bandeira tarifária foi a vermelha - patamar 2, que gerou uma cobrança extra de R$6,24 para cada 100kWh consumidos.
De acordo com a Aneel, a regressão à bandeira amarela se deve a previsões hidrológicas positivas para o período de janeiro, com sinalização de elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios do SIN (Sistema Interligado Nacional).
Mesmo assim, é importante colocar em prática ações de uso consciente e combate ao desperdício de energia. Confira aqui dicas que te ajudam nessa missão: https://bit.ly/2JwCBXp
Sobre a bandeira tarifária
Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Fonte: Site Aneel
Saiba mais aqui: https://bit.ly/31Agc06