Realizaremos esta semana a operação Energia Legal em Macaé. De terça (15/09) a sexta (18/09), em conjunto com a Polícia Civil, teremos fiscalizações para combater o furto de energia, também conhecido como “gato”, nas localidades de Ajuda de Baixo, Jardim Franco, São José do Barreto, Engenho da Praia, Jardim Carioca I e II, Jardim Esperança e Parque Aeroporto. No total, serão cerca de 60 colaboradores da empresa realizando inspeções em comércios e residências da região. Até hoje, nas quatro edições do projeto Energia Legal, identificamos furto de energia em 2.120 clientes, sendo 1.800 residências e 320 comércios de quatro cidades da área de concessão da empresa.
Além de ser crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
Durante a operação, os moradores de Macaé também terão acesso a diversas ações, por meio da nossa unidade móvel de atendimento, que percorrerá alguns pontos dos bairros ao longo da semana. Nesta unidade, os clientes poderão solicitar vários serviços, como segunda via de conta e troca de titularidade, bem como parcelamentos de dívidas.
Todas as ações do Energia Legal serão realizadas respeitando as medidas de higiene e de distanciamento, diante do cenário de pandemia da Covid-19. Forneceremos orientações para o combate ao Coronavírus e distribuiremos para moradores do local cerca de 250 máscaras artesanais, que foram confeccionadas por grupos produtivos de São Gonçalo e Niterói, por meio do projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, uma das iniciativas desenvolvidas por nós para promover a geração de renda em comunidades. As máscaras podem diminuir a disseminação do novo Coronavírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas. Elas acompanharão um tutorial sobre o uso correto da máscara, com dicas de higiene e prevenção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, e virão em uma bolsa nossa feita com tecidos recicláveis.
Ao longo da ação, também disponibilizaremos dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, ofereceremos informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá efetuar o cadastro para ser contemplado com troca de geladeiras e efetuar a troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até duas lâmpadas de LED.
Parcelamento de dívidas
Lançamos recentemente uma campanha online com condições especiais para o cliente negociar sua dívida. Até o final de setembro, os clientes poderão parcelar as contas em atraso em até 10 vezes (Entrada + 9 parcelas) na própria fatura, sem cobrança de juros de financiamento. O parcelamento poderá ser realizado por meio do Aplicativo Enel Rio, que pode ser baixado gratuitamente, ou pelo Portal de Negociação, no site da empresa, no link https://www.enel.com.br/pt/login.html. No local da ação, os clientes também poderão solicitar parcelamento de dívidas.
Combate ao furto de energia
Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.