Com o avanço do Coronavírus no país e a orientação das autoridades para que as pessoas não saiam de casa, muitas empresas adotaram o trabalho à distância nos casos em que as atividades não são essenciais para a prestação dos serviços.
Com o aumento do número de empresas liberando seus funcionários a trabalharem de casa, além da suspensão de aulas, dicas básicas de economia podem ajudar adultos e crianças a economizarem energia durante o período em que estarão em casa.
Preparamos orientações, por exemplo, para quem precisa transformar um cômodo da casa em escritório. Da escolha do ambiente ao uso dos equipamentos domésticos, há oportunidades de economizar energia em toda a rotina do home office.
Trabalhar em um ambiente pouco iluminado ou abafado vai exigir luzes acesas mesmo durante o dia e ventiladores ou equipamentos de ar condicionado ligados o tempo todo. Por isso, é importante dar preferência a ambientes arejados e com bastante iluminação natural para não desperdiçar energia elétrica.
Outra dica é prestar atenção aos equipamentos elétricos e mantê-los funcionando apenas quando for necessário. É comum, por exemplo, as pessoas deixarem TV e computadores ligados ao mesmo tempo, sem estarem usando os dois equipamentos.
Vigiar os aparelhos de celular e notebooks enquanto recarregam a bateria também é fundamental para não deixar os equipamentos na tomada mais tempo do que o necessário.
Nas pequenas pausas, desligue o monitor do computador, já que ele é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento. Além disso, mesmo no modo stand-by os eletrodomésticos consomem energia.
Passar mais tempo em casa também pode ser uma oportunidade de observar melhor os hábitos de consumo, não apenas de quem está trabalhando à distância, mas de toda a família.
Confira abaixo outras dicas para economizar energia na sua casa:
Iluminação e climatização:
- Aproveite a luz natural e abra janelas e cortinas durante o dia;
- Para paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade.
- Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia;
Geladeiras:
- Não abra a porta da geladeira desnecessariamente.
- Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função e nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos.
Chuveiro elétrico:
- Escolha um horário fixo para tomar banho e não consumir em excesso. O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem energia dentro de casa.
Atenção ao comprar eletrodomésticos:
- Escolha aparelhos eletrodomésticos com melhor desempenho energético. Procure por aparelhos com o Selo Procel, que tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.
TVs e outros equipamentos elétricos:
- Não deixe aparelhos ligados sem que haja alguém usando.
- No caso das TV, programe sempre o timer na hora de dormir (desligamento automático).
Computadores e celulares:
- Só deixe carregando quando realmente for necessário e quando estiver totalmente carregado, retire o carregador da tomada.
Stand-by:
- Desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico, não deixe os aparelhos em stand-by.
Não esqueça:
- Sempre desligue os aparelhos ao sair de um ambiente.
- Nas pausas para o almoço ou intervalo, faça o mesmo.
Evite aglomerações, fique em casa e utilize nossos canais digitais.
Estamos com você. Mesmo a distância.