Como parte das iniciativas de prevenção à disseminação do novo Coronavírus, temos um plano específico de ação para os serviços essenciais, como hospitais e postos de saúde. Estamos priorizando também as ligações novas desses locais e solicitando às prefeituras a atualização de cadastro dessas unidades.
O plano operativo inclui:
- Inspeção das redes de distribuição de energia, para corrigir possíveis defeitos;
- Manutenção preventiva de equipamentos que atendem hospitais e postos de saúde.
- Atendimento prioritário às unidades referência e verificação da rede de energia em locais que serão transformados em hospitais, como, por exemplo, estádios.
Estamos reforçando com as unidades de saúde a necessidade de testes regulares em seus sistemas próprios de contingência elétrica, como os seus geradores.
“Sabemos dos desafios deste período de pandemia. Por isso, estamos fazendo um trabalho conjunto entre nós, unidades de saúde e prefeituras, para garantir o serviço essencial aos locais”, disse Saulo Ramos, Responsável por Operação e Manutenção da Enel no Brasil.
Principais ações já realizadas
Enel Distribuição Rio - já inspecionamos 77 circuitos e 66 equipamentos instalados para diminuir a incidência de falhas das regiões Norte e Sul do Estado. Todas as prefeituras de nossas áreas de concessão já foram notificadas com o objetivo de informar a necessidade de ligação de novos prédios e projetos de construção. Com essas informações será possível analisar antecipadamente a engenharia e agilizar os novos pedidos de instalação de energia.
Enel Distribuição Goiás - implantamos 29 sistemas de recomposição automática (self healing), que atuam sem a necessidade de intervenção humana, nos circuitos que atendem unidades hospitalares. Além desses, outros 33 serão implantados até o dia 16 de abril.
Para utilização no suprimento emergencial dessas unidades, estão disponíveis 21 grupos geradores, e estão sendo feitas inspeções e correções de anomalias em todo estado, totalizando 116 circuitos, 70 equipamentos telecontrolados e 71 subestações.
Uma célula de monitoramento das ocorrências emergências, que visa garantir a prioridade no atendimento, está em funcionamento 24h por dia, sendo que para isso foi realizado o cadastro de mais de 270 unidades hospitalares e unidades de atenção ao COVID-19 no estado.
Dentre essas unidades estão quatro hospitais indicados pela Secretaria de Saúde de Goiás para tratamento de pacientes com o vírus, são eles: Hospital de Doenças Tropicais; Hospital de Campanha; Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás e; Maternidade Modelo.
Enel Distribuição São Paulo - inspecionamos, por exemplo, a rede de energia do estádio do Pacaembu e do Pavilhão de Exposições do Anhembi, na cidade de São Paulo, que foram transformados em hospitais.
Outra ação é a verificação do funcionamento dos hospitais que estão ligados no sistema subterrâneo, com visitas em campo para verificar a funcionalidade dos equipamentos e a necessidade de aumento de carga.
Seguimos fazendo um monitoramento remoto dos hospitais ligados na rede de média tensão, 24 horas por dia e adicionalmente foram estudadas 388 redes de distribuição de energia que alimentam 200 instalações da Rede Pública de Saúde e 351 da Rede Privada.
Enel Distribuição Ceará - foram 27 obras já realizadas nas UPAs e Centros de saúde, em Fortaleza e no interior do estado, com instalação de 140 postes e 16 km de rede, de baixa e média tensão, construídos em apenas duas semanas. Fizemos também inspeções na rede de energia da Unimed Fortaleza, do Hospital IJF II, Hospital Frotinha do Antônio Bezerra, Estádio de Futebol Presidente Vargas e do Centro de Eventos do Ceará.