A Enel Distribuição Rio preparou um plano especial com foco na manutenção da rede elétrica de cidades de Niterói e Maricá para o ano de 2020. As ações previstas somam investimentos de R$14 milhões e contemplam iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia, bem como a manutenção e a digitalização da rede elétrica.
“Neste ano vamos continuar investindo fortemente em obras e em equipamentos para proteger e garantir a confiabilidade da nossa rede. Nosso principal objetivo é a qualidade do fornecimento de energia para os clientes e, para isso, estamos fazendo um grande trabalho de gestão operacional”, afirma Artur Tavares, Presidente da Enel Distribuição Rio.
Entre os destaques dos investimentos, está a substituição das blindadas da subestação Icaraí, que será reinaugurada em abril e garantirá o aumento da confiabilidade no fornecimento de energia em Niterói. O local foi completamente reformado e os equipamentos, que já tinham mais de 40 anos de uso, foram trocadas por novas e mais modernos. Também foi construído um novo prédio, que armazenará todo o sistema de distribuição de energia.
O investimento total da obra é de R$ 4,5 milhões e, quando estiver em operação, a subestação, que atende diretamente 46 mil clientes, também garantirá o atendimento a futuros aumentos de demanda na região.
No que se refere ao uso de novas tecnologias, a companhia segue investindo na inspeção por helicóptero e drones. A ideia é identificar com maior facilidade pontos de manutenção na rede elétrica e a necessidade da execução de podas na rede de distribuição de média tensão e alta tensão. A técnica permite uma visão mais ampla da área, bem como identificação de pontos de atenção em áreas remotas.
Outra tecnologia importante utilizada pela companhia é o carro termovisor. Os veículos contam com um dispositivo que permite identificar, de forma preventiva, pontos de defeito que possam interferir na qualidade do fornecimento de energia. Com ele é possível fazer uma varredura de uma área muito superior à da inspeção pedestre. No total, serão inspecionados cerca de 162 km de rede até o fim de 2020 nas duas regiões.
Projeto Telecontrole
Já aplicado com sucesso na distribuidora desde 2015, o Projeto Telecontrole segue avançando e consiste na automação da rede em média tensão, utilizando equipamentos telecomandados e um sistema de gestão para supervisão remota da rede. Com isso, conseguiremos identificar e isolar, mais agilmente e de forma remota, falhas ocorridas na rede.
Até o fim de 2020, a rede elétrica de Niterói e Maricá contará com mais 31 equipamentos telecomandados, chegando a 808 em operação nas duas regiões e com esse número, será possível atender cerca de 336 mil clientes em casos de interrupção no fornecimento, minimizando os impactos e reduzindo o número de clientes afetados, graças a uma maior seletividade da rede.
Indicadores de qualidade apresentam melhora
Todos os investimentos realizados pela Enel Distribuição Rio em Niterói e Maricá são comprovados pela melhora significativa dos índices de qualidade nos últimos anos. Os avanços positivos na frequência e na duração de interrupções de energia estão registrados nos indicadores oficiais acompanhados pela Agência Nacional de Energia Elétrica, órgão regulador do setor.
Entre 2016 e 2019, o DEC (que representa o tempo médio das interrupções de energia) e o FEC (que representa a quantidade de vezes média que os clientes ficam sem energia) melhoraram 44% e 46%, respectivamente.