Diante do avanço do Coronavírus no país, nós da Enel Brasil, distribuidora de energia nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás, anunciamos que implementaremos imediatamente as medidas extraordinárias anunciadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Vínhamos mantendo conversas constantes com representantes da Aneel e do Ministério de Minas e Energia (MME), no sentido de construir juntos medidas que fossem colocadas em prática em benefício da sociedade.
Nesse momento crítico para todo o país, nós não temos medido esforços para garantir a qualidade do fornecimento de energia que chega às residências dos nossos clientes. Temos atuado com responsabilidade junto a colaboradores e parceiros, adotando cuidados de higienização adicionais para os trabalhadores de campo, do call center e dos centros de controle.
Entre as medidas anunciadas hoje pela Aneel está a suspensão do corte no fornecimento de energia elétrica aos consumidores residenciais (rurais e urbanos) e serviços essenciais durante os próximos 90 dias. A decisão não inclui grandes clientes, como indústrias e comércios, e clientes que cancelarem a modalidade de pagamento por débito automático em conta ou outras formas de pagamento eletrônico.
Para reduzir a circulação de pessoas, a Aneel autorizou ainda a emissão da conta de energia pela média do consumo dos últimos 12 meses. Nos casos em que o procedimento for adotado, não serão alteradas as datas de vencimento das contas.
Reiteramos a importância de que os consumidores com condições de manter as contas em dia continuem realizando o pagamento. Os clientes podem acessar os meios eletrônicos, como débito automático e internet banking.Também reforçamos o atendimento em todos os nossos canais digitais para que os clientes possam entrar em contato com suas respectivas distribuidoras.
Os nossos canais digitais funcionam 24 horas por dia. Os clientes podem, gratuitamente, baixar os aplicativos para Android e IOS de cada empresa e ter acesso a serviços, como cadastro de conta em débito automático e fatura por email, além de solicitar segunda via da conta, consultar débitos ou informar falta de energia.
Além disso, os clientes ainda podem entrar em contato conosco pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pelas Centrais de Atendimento de cada Estado: São Paulo (0800 72 72 120), Rio de Janeiro (0800 28 00 120), Ceará (0800 28 50 196) e Goiás (0800 62 01 96).