A terra do sol e praias também se tornará, a partir de 2020, na terra dos livros. O projeto Baú de Leitura na Praia - lançado em 11 de janeiro, no Pavilhão Atlântico da Praia do Poço - vai encantar e contar dezenas de histórias do mundo fantástico dos livros. Levando o projeto para a praia, vamos expandir o público atendido, traçando um novo foco: o público em geral que visita as praias de Fortaleza, seja morador, ou turista. O projeto é uma ideia inspirada na iniciativa Biblioteca na Praia da cidade Cascais, em Portugal.
No lançamento do projeto, os banhistas aproveitaram uma programação diversificada: contação de histórias com a Casa do Conto, recital com as senhoras do reisado da comunidade do Poço da Draga, rodas de leitura e um café da manhã para a comunidade deram o tom do projeto, que segue com uma programação especial em praias até 31 de maio.
Neste primeiro momento, o Baú De Leitura na Praia desembarca nas praias do Poço da Draga e Pirambu, mas o projeto se deslocará depois para as praias do Naútico, Meirelles e Titanzinho.
Estantes do saber
Cada praia receberá três estantes personalizadas e um baú de madeira decorado, recheado com um acervo de 200 livros para todos os gostos e idades de obras da literatura brasileira e estrangeira. Cada baú de leitura na praia terá uma tenda ou espaço comunitário, com um mediador de leitura às sextas, sábados e domingos, das 9h às 15h. Em cada praia, o facilitador/mediador de leitura irá ler para as crianças e jovens, tocar um instrumento como forma de criar plateia e falar dos livros e suas histórias fantásticas.
O acervo disponibilizado para leitura é composto por obras de diversas editoras, na sua grande maioria, cearenses, sejam editoras consolidadas, selos editoriais, ou folheteria de cordéis, todas estão presentes no acervo do projeto. Após o preenchimento de uma ficha simples para controle do acervo, o leitor pode pegar um exemplar para ler e depois devolver.
O Baú de Leitura na Praia é uma iniciativa derivada do mesmo projeto de democratização e acesso à leitura para crianças e jovens da periferia e interior do estado do Ceará, realizado há mais de 12 anos. Esta é uma ação que tem o apoio exclusivo da SECULT e da ENEL desde 2007 por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Essa iniciativa também colabora com a Agenda 2030 da ONU e especialmente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade, com a qual possui compromisso formal assumido.