Parte do nosso plano de melhorias para a região, vamos investir até o fim do ano cerca de R$ 105 milhões na rede elétrica na Região dos Lagos e Macaé até o final de 2019. As ações, focadas na melhoria da qualidade do serviço e das conexões, com ampliação e digitalização da rede elétrica, contemplam as cidades de Araruama, Cabo Frio, Saquarema, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Macaé e Rio das Ostras.
Entre os destaques dos investimentos, estão as obras de construção de um novo Centro-Satélite em Bacaxá e Tamoios, mini subestações em formato similar a um container, em que são instalados equipamentos elétricos e eletrônicos controlados à distância. As mini subestações são uma inovação que chegou direto da Itália que reduzem o número médio de clientes impactados por eventuais falhas na rede de média tensão e o tempo necessário para restabelecer a energia.
Outro destaque na Região dos Lagos e Macaé é a substituição de novos transformadores nas subestações de Cabo Frio, Conceição de Macabu, Pádua e Rio das Ostras, respectivamente. A ação contribuirá para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia, beneficiando cerca de 150 mil clientes.
Até o final de 2019, a rede elétrica na Região dos Lagos e Macaé contarão com mais 80 equipamentos telecomandados, que permitem a identificação e o isolamento das falhas na rede de forma ágil. Com a rede automatizada, é possível minimizar os impactos em casos de interrupção no fornecimento, reduzindo o número de clientes afetados graças a uma maior seletividade da rede.
Para minimizar as ocorrências causadas por raios, vamos instalar cerca de 832 para-raios na rede elétrica na Região dos Lagos e Macaé ao longo deste ano, para minimizar as interrupções do fornecimento de energia motivadas por descargas atmosféricas. Apenas no primeiro trimestre de 2019 a companhia registrou a incidência de 22.524 raios na região.
Indicadores de qualidade apresentam melhora
Os resultados dos projetos de investimentos e manutenção da rede elétrica já refletem em melhorias nos indicadores de qualidade na região. No ano de 2018, a Região dos Lagos e Macaé alcançaram 23% e 10% de melhora no indicador DEC (que representa o tempo médio das interrupções de energia), respectivamente, em comparação com mesmo período de 2017.