Enel opera os maiores parques solares da América do Sul!

Publicado em segunda-feira, 18 de setembro de 2017

“O início da operação de Nova Olinda e Ituverava é um marco importante para a nossa presença no Brasil, pois confirma nossa liderança no mercado fotovoltaico brasileiro, bem como nosso compromisso e capacidade de entregar de forma rápida e eficiente nossos projetos”

– Antonio Cammisecra, presidente da Enel Green Power

O Parque Ituverava está localizado no município de Tabocas do Brejo Velho, no nordeste da Bahia, e ocupa uma área de 579 hectares. A planta é composta por cerca de 850 mil painéis solares, que, em plena operação, serão capazes de produzir mais de 550 GWh anuais, energia suficiente para satisfazer aproximadamente 268 mil lares.  

Os números de Nova Olinda são ainda mais impressionantes! No parque, localizado na cidade de Ribeira do Piauí, região semiárida piauiense, 930 mil painéis solares estão distribuídos numa área de 690 hectares. Nova Olinda será capaz de produzir de 600 GWh de energia por ano quando estiver em plena operação, o suficiente para atender as necessidades de consumo de 300 mil lares.

“Com nossos projetos e expertise, estamos impulsionando o desenvolvimento do setor fotovoltaico do Brasil, com o objetivo de fortalecer ainda mais o papel cada vez mais importante que a energia solar desempenha na diversificação do mix de geração do país, atendendo às necessidades crescentes de energia”

– Antonio Cammisecra

A construção das duas usinas exigiu investimentos de aproximadamente 700 milhões de dólares. A cada ano, os Parques de Ituverava e Nova Olinda vão evitar a emissão de aproximadamente 668 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

Foco também na sustentabilidade social

Alinhado ao modelo de Criação de Valor Compartilhado (Creating Shared Value - CSV) adotado pelo Grupo Enel, que visa a combinar o desenvolvimento de negócios às necessidades da comunidade local, a Enel Green Power realizou diversas iniciativas sociais nos arredores das plantas. As oficinas de reciclagem e reaproveitamento dos resíduos de madeira das construções propiciaram uma nova possibilidade de geração de renda para os moradores do entorno.

No Brasil, o Grupo Enel, por meio de suas subsidiárias Enel Green Power Brasil e Enel Brasil, tem uma capacidade instalada total em renováveis de cerca de 2.276 MW, dos quais 670 MW de energia eólica, 716 MW de energia solar e 890 MW de energia hidrelétrica, bem como cerca de 275 MW de capacidade atualmente em construção – 172 MW eólicos e 103 MW solares.

A Enel Green Power, divisão de Energias Renováveis do Grupo Enel, dedica-se ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo o mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é um líder global no setor de energia verde, com uma capacidade gerenciada de cerca de 39 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidrelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras, como sistemas de armazenamento, dentro de plantas renováveis de energia.

  • Energia Renovável
ENEL