Enel vende 540 MW de capacidade renovável no Brasil por 700 milhões de euros

Published on quinta-feira, 17 janeiro 2019

    · O acordo assinado com a empresa chinesa CGNEI prevê a venda de 100% dos parques solares de Nova Olinda (292 MW) e Lapa (158 MW), assim como do parque eólico de Cristalândia, de 90 MW.

    ·  A transação tem como objetivo disponibilizar recursos que possam financiar futuros desenvolvimentos da Enel em energia renovável no Brasil; empresa segue nas atividades de operação e manutenção dos ativos vendidos.

    ·  A conclusão da venda está prevista para até o fim do primeiro trimestre de 2019.

 

Roma, 16 de janeiro de 2019 – Hoje, a Enel S.p.A. ("Enel"), por meio de sua subsidiária renovável Enel Green Power Brasil Participações Ltda ("EGP Brasil"), assinou acordos com a empresa chinesa CGN Energy International Holdings Co. Limited (“CGNEI”) para a venda de 100% de três plantas renováveis em operação que somam 540 MW. O valor total da transação, a ser pago na conclusão da venda, é equivalente ao valor de mercado dos ativos e soma aproximadamente 2,9 bilhões de reais, o equivalente a aproximadamente 700 milhões de euros à taxa de câmbio atual.

Os três ativos renováveis que estão sendo vendidos são os parques solares Nova Olinda (292 MW), localizado no Estado do Piauí, e Lapa (158 MW), situado no Estado da Bahia, além do parque eólico Cristalândia, de 90 MW, também na Bahia.

Em linha com o Plano Estratégico do Grupo para o período 2019-2021, esta transação tem como finalidade maximizar e acelerar a criação de valor, alternando ativos para disponibilizar recursos que podem ser investidos em novos projetos, enquanto a Enel permanece nas atividades de operação e manutenção dos ativos vendidos. O mercado brasileiro de energias renováveis é rico em oportunidades para o Grupo, que quer seguir crescendo no país, inclusive com o financiamento de novos investimentos por meio do modelo Build, Sell and Operate (BSO).  

Antonio Cammisecra, Responsável da Enel Green Power, afirma: “Com a venda desses ativos, estamos captando valor para nosso crescimento no Brasil, onde estamos implementando um grande pipeline de projetos renováveis. Continuamos focados nas oportunidades oferecidas pelo mercado renovável no Brasil e investindo de forma contínua no país, onde a Enel Green Power vai desempenhar um papel ativo por meio do desenvolvimento de novos projetos e da gestão do conjunto de plantas em operação”.

A conclusão da venda das três plantas está prevista para até o final do primeiro trimestre de 2019, sujeita ao cumprimento de condições prévias, incluindo a aprovação das autoridades antitruste brasileiras. Os valores estão sujeitos a ajustes em linha com as práticas padrão de mercado para este tipo de transação.

As três plantas possuem contratos de venda de energia de longo prazo (PPAs) em vigor. Lapa e Nova Olinda estão apoiadas por contratos de fornecimento de energia de 20 anos que preveem a venda de volumes específicos de energia gerada pelas usinas para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Cristalândia é apoiada por PPAs de 20 anos com um pool de distribuidoras brasileiras.

Nova Olinda está localizada no município de Ribeira do Piauí. O parque, que é formado por cerca de 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares, pode gerar mais de 600 GWh por ano. Lapa, localizada em Bom Jesus da Lapa, é composta por duas plantas, Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW), que possuem ao todo cerca de 500 mil painéis solares e que podem gerar cerca de 340 GWh por ano. O parque eólico de Cristalândia está localizado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio e é capaz de gerar cerca de 350 GWh por ano.

 

A Enel atua no Brasil com geração, distribuição e transmissão de energia por meio da Enel Brasil e suas subsidiárias.  No setor de geração, o Grupo Enel é o maior produtor de energia solar e eólica do país em capacidade instalada e portfólio de projetos com uma capacidade instalada total de cerca de 3 GW de energia renovável (1.269 MW de capacidade hídrica, 842 MW de energia eólica, 820 MW solar) e mais de 300 MW de CCGT. A Enel conquistou contratos para uma capacidade total renovável (eólica e solar) de mais de 1 GW nos leilões A-4 e A-6 em dezembro de 2017. Em distribuição, o Grupo atende mais de 17 milhões de clientes por meio de suas subsidiárias brasileiras em São Paulo, Ceará, Rio e Goiás. No país, o Grupo também possui e opera duas linhas de transmissão com uma capacidade total de 2.100 MW conectando o país à Argentina.

A Enel Green Power é a linha de negócios do Grupo Enel dedicada ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo o mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é líder global no setor de energia verde com uma capacidade gerenciada de cerca de 43 GW em um mix de geração que inclui eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras em usinas renováveis.

 

Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014

ENEL