Enel começa operação do Parque Solar Lapa no Brasil

Published on segunda-feira, 5 junho 2017

·         O parque solar, composto pelas plantas Bom Jesus da Lapa, de 80 MW, e Lapa, com 78 MW, tem capacidade total de 158 MW e é o maior parque solar atualmente em operação no Brasil

·         A Enel investiu aproximadamente 175 milhões de dólares na construção do parque solar, localizado no Estado da Bahia.

Roma, Rio de Janeiro, 5 de Junho, 2017 – A Enel, através de sua subsidiária brasileira renovável Enel Green Power Brasil Participações ("EGPB"), iniciou a operação do parque solar Lapa, maior parque solar fotovoltaico atualmente em operação no Brasil. Lapa, localizado em Bom Jesus da Lapa, no Estado da Bahia, é composto por duas usinas - Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW), com capacidade instalada total de 158 MW.

"A entrada em operação de Lapa é um marco importante para a Enel no Brasil, uma vez que é o primeiro projeto de energia solar fotovoltaica a se tornar operacional este ano, dentre os quatro projetos fotovoltaicos atualmente em construção pelo Grupo no país", afirmou Carlo Zorzoli, Country Manager da Enel no Brasil. "Conseguimos concluir e entregar Lapa com mais de dois meses de antecedência ao prazo estabelecido pelas regras do leilão público de 2015 em que o projeto nos foi concedido, confirmando nosso compromisso de contribuir para o crescimento do setor de renováveis no Brasil e nossa liderança no mercado fotovoltaico do país. Além disso, este projeto vai entregar uma energia tão necessária ao Nordeste brasileiro, que atualmente enfrenta uma grave seca."

A Enel investiu aproximadamente 175 milhões de dólares na construção do parque solar, que é apoiado por contratos de fornecimento de 20 anos, que prevêem a venda de volumes específicos de energia gerada pelas usinas para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica Comercialização da Energia Elétrica (CCEE).

O projeto Lapa apresenta um design economicamente eficiente, com novas soluções de rastreadores e unidades de conversão que agilizam a construção e comissionamento dos paineis solares das plantas, otimizando a produção. Além disso, uma nova estratégia de comissionamento foi implementada, baseada em forte sinergia com as empresas de construção em campo e num suporte remoto, permitindo a redução de 70% no tempo médio necessário para colocar a planta em operação.   

Lapa está localizada em uma área com altos níveis de radiação solar e irá contribuir significativamente para atender às necessidades do Brasil por geração de energia nova. O parque é capaz de gerar cerca de 340 GWh por ano, o suficiente para atender às necessidades anuais de consumo de energia de mais de 166 mil lares brasileiros, evitando a emissão de cerca de 198 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

O projeto foi concedido ao Grupo Enel em Agosto de 2015 no "Leilão de Reserva", junto com os projetos de energia solar Horizonte de 103 MW e Nova Olinda de 292 MW, que estão atualmente em construção. Durante a construção de Lapa, a Enel desenvolveu diversas iniciativas, como cursos de capacitação de eletricistas, para beneficiar o desenvolvimento social das áreas próximas à usina, em linha com a abordagem de Criação de Valor Compartilhado (CSV).

No Estado da Bahia, a EGPB, subsidiária do Grupo Enel, já opera 264 MW de capacidade eólica e, atualmente, está construindo os parques solares Ituverava (254 MW) e Horizonte (103 MW), assim como os projetos eólicos Morro de Chapéu (172 MW), Delfina (180 MW), e Cristalândia (90 MW).

No Brasil, o Grupo Enel, por meio de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, possui uma capacidade instalada total em renováveis de 1.464 MW, dos quais 401 MW de energia eólica, 170 MW de energia solar e 893 MW de energia hidrelétrica, bem como outros 442 MW eólicos e 649 MW solares de capacidade atualmente em execução.

A Enel Green Power, divisão de Energias Renováveis do Grupo Enel, dedica-se ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo o mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é um líder global no setor de energia verde, com uma capacidade gerenciada de 38 GW que inclui energia eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidrelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras, como sistemas de armazenamento dentro de plantas renováveis de energia.

Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014

ENEL