Na Enel, a inovação aberta é prioridade. A companhia mantém um convite a toda a comunidade para colaborar e construir com especialistas caminhos e soluções para grandes desafios internos. Essa diretriz permite trocas ricas com diferentes ecossistemas de startups, empreendedores e pequenas e médias empresas, em todas as linhas de negócios, tanto no Brasil quanto no mundo.

 O hub de inovação da Enel Brasil tem a missão de captar os desafios e as necessidades de dentro de casa e, com uma visão aberta, oferecer melhoria e resolução destes problemas, como explica Loren Almeida, head da área: “Nós fazemos um trabalho universal, estamos sempre em contato com todas as linhas de negócios para entender as dores e trazer essa visão aberta do ecossistema para a resolução de problemas e melhorias. Vamos atrás de universidades, hubs, startups e procuramos as melhores soluções para trazer para a Enel”

A inovação almeja o aprimoramento técnico, mas também a inclusão social das pessoas sejam colaboradores ou clientes. Um exemplo é o Projeto Valor à Deficiência (Value4Disability), que apresenta uma oportunidade de revisar processos, produtos e serviços, considerando as demandas das pessoas com deficiência, sejam colaboradores ou clientes da Enel, com soluções de acessibilidade física e/ou digital que incentivam também a sustentabilidade, promoção da cultura de inclusão e combate ao preconceito, além de incentivar a inclusão através do esporte.

O primeiro passo foi mapear as perspectivas e demandas das pessoas com deficiência para depois identificar as oportunidades de melhoria - o início se deu com a formação de um grupo de trabalho e pesquisas específicas para ouvir e analisar como a empresa estava no momento e observar as boas práticas. O segundo momento foi trazer uma abordagem colaborativa para soluções inclusivas: olhar para o mercado para encontrar novas referências e olhar para dentro para redesenhar projetos e processos.

Essas quatro frentes são:

  • Nossas pessoas: melhorar a experiência do colaborador e promover a inclusão em sua rotina de trabalho. Este pilar impactou processos internos, como por exemplo o processo de recrutamento e seleção, buscando ser mais acessível.
  • Nossos clientes: olhar para as necessidades do cliente final, com o propósito de melhorar o nível de satisfação da jornada do cliente, através dos canais de atendimento, e capacitar a linha de frente neste atendimento.
  • Inovação e sustentabilidade: promover a inclusão da pessoa com deficiência em projetos de sustentabilidade, através de projetos de esporte, conscientização dos colaboradores para valorização da pessoa com deficiência através de webinares, e projetos de inovação através de centros de treinamento inclusivos (iBox).
  • Acessibilidade digital: avaliar ferramentas de trabalho remoto e sistemas digitais em todas as áreas e identificar tecnologias mais acessíveis.

 

Proponha sua solução para a Enel no Open Innovability®

Open Innovability® é a ferramenta de conexão do Grupo Enel com outros ecossistemas, com uma abordagem colaborativa para conectar os melhores talentos, ideias e tecnologias do mundo à Enel. A plataforma foi totalmente remodelada em 2022, tornando o processo mais simples para compartilhar ideias e transformar o setor de energia. E agora também está disponível em português, aproximando os solucionadores do Brasil a demandas do grupo Enel em todo o mundo.

Por quê fazer POC?

Para entender se uma solução é factível e se adapta à realidade da Enel, é realizada uma Prova de Conceito (“POC”), que nada mais é do que um teste real em pequena escala. Na prática, ao identificar uma possível solução externa, o parceiro é convidado para conhecer e entender a empresa e encontrar as melhores formas de aplicação.

Como ser assertivo na implementação das soluções?” 

Aqui é o momento de testar, errar e aprimorar todas as aplicações. Assim, quando uma melhoria for, de fato, implementada, as chances de sucesso nos resultados serão bem maiores.

 

 

ENEL