A inovação não está presente apenas em soluções complexas ou tecnológicas, ela também pode surgir nos desafios habituais do cotidiano. Isso quer dizer que qualquer pessoa tem a capacidade de inovar: basta pensar “fora da caixa” para conseguir construir uma ideia diferente, que propõe novos processos ou produtos, ou mesmo melhorem os já existentes.

Foi pensando neste grande espectro – de que todos conseguem inovar – que a Enel compreendeu que o mindset inovador também deveria ser incentivado entre aqueles colaboradores que estão conectados diariamente com atividades e desafios cotidianos. Em campo, as novas ideias podem e devem fervilhar, e assim ajudar a resolver problemas semelhantes enfrentados por outras áreas ou empresas do grupo.

Assim, surgiu em 2019 o Inspire Circuito da Inovação. Esta é uma ferramenta de engajamento, estruturada pela área de Cultura de Inovação e Projetos em parceria com os Embaixadores, que pretende percorrer todas as unidades da Enel no Brasil.

Quando o CIN – como é popularmente conhecido – começou, suas ações contavam com apresentações presenciais. Em 2020, a pandemia demandou que essas visitas fossem reformuladas para a modalidade remota, utilizando o Microsoft Teams como plataforma e ampliando o público-alvo atingido. Com o curso 100% digitalizado, abriu-se a possibilidade de realiza-lo pela plataforma educacional ME eDucation. Hoje, os eventos funcionam de modo híbrido, aprimorados a partir das experiências do mundo online.

Em 2022, foram 89 Circuitos da Inovação realizados, com o auxílio de 20 Embaixadores, resultando em mais de 4.389 colaboradores sensibilizados através do programa.

Em palestras com duração aproximada de uma hora, são apresentados os valores que a companhia advoga e a importância da inovação dentro da empresa, além da conscientização sobre a geração de valor por meio de mudanças. Dessa maneira, é possível ampliar a sensibilização da temática “inovação” para todos os tipos de colaboradores, como técnicos de campo, eletricistas, leituristas, estagiários, analistas, entre outros, e democratizar as informações acerca desse tema.

 

 

 

ENEL