Urban Futurability é sustentável

Conheça mais detalhes sobre o projeto e saiba por quais ruas começaremos as obras de enterramento

Construindo uma cidade do futuro

O Urban Futurability – Vila Olímpia Digital é uma iniciativa da Enel que está levando para a região as tecnologias mais modernas do setor elétrico. Este projeto é um passo importante para o futuro, mas já acontece agora, contribuindo para a construção de uma megacidade, mais inovadora e sustentável.

​A Enel está trabalhando na instalação de mais de 40 tecnologias inéditas na América do Sul para a melhoria dos serviços de energia elétrica. O projeto também permite a possibilidade de ser integrado com equipamentos de telecom, iluminação pública, semáforos, e com isso facilitar o dia a dia de todos. 

 

Melhorias na Vila Olímpia

Durante o ano de 2021 continuamos realizando obras na região da Vila Olímpia para o enterramento dos cabos da rede elétrica. Com a conversão da rede aérea para o sistema subterrâneo de fornecimento de energia, conseguiremos retirar ainda mais postes da região, melhorando a qualidade das calçadas, proporcionando mais segurança para a população com a redução do risco de acidentes e, contribui para a melhoria na qualidade do fornecimento de energia.

Esta ação faz parte do projeto Urban Futurability, uma iniciativa da Enel com investimento do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL para transformar a Vila Olímpia num bairro digital, levando para a região as tecnologias mais modernas do setor elétrico. Este projeto é um passo importante para o futuro, mas já acontece agora, contribuindo para a construção de uma megacidade, mais inovadora e sustentável.

As obras estão sendo feitas em etapas e realizadas em períodos diurnos e noturnos.

Confira a programação:

  • Rua Fidêncio Ramos – Diurno e noturno
  • Rua Helena – Diurno e noturno
  • Rua Ramos Batista – Noturno
  • Av Juscelino Kubitschek– Noturno

Horários:

Diurno – 8h às 17h

Noturno – 20h às 4h  

Aproveitamos esta oportunidade para reafirmar nosso compromisso com a transparência e responsabilidade com todos os clientes e reforçamos que durante o período de obras talvez você seja impactado pelos ruídos dos trabalhos das equipes de campo.  Antecipadamente pedimos desculpas por qualquer transtorno e informamos que as obras acontecerão em horários alternativos, conforme orientação dos Órgãos Municipais.

 

Vila Olímpia Mais Verde

Graças ao projeto Urban Futurability, da Enel São Paulo, o bairro da Vila Olímpia está ganhando cara nova. Com postes apenas de iluminação pública, sem fios, com calçadas mais livres e com mais verde na região graças ao  árvores. A empresa retirou 304 postes e 25,5 toneladas de cabos de telecomunicação e plantou 24 mudas de espécies nativas para substituir parte deste postes retirados. 

As árvores foram plantadas na Rua Funchal, Rua Gomes de Carvalho, Rua Olimpíadas, Rua Beira Rio, Avenida dos Bandeirantes, Alameda Vicente Pinzon, Alameda Raja Gabaglia e Avenida Doutor Cardoso de Melo e logo farão a diferença na paisagem da região.

O Urban Futurability é um projeto da Enel SP e conta com investimento tanto da empresa quanto com investimento de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel. 
Em comemoração ao Dia da Árvore e como parte do projeto Urban Futurabilty, a Enel Distribuição São Paulo realizou a troca de um poste de energia por uma muda da espécie handroanthus​ chrysotrichus (Ipê-amarelo) e o plantio de outras duas Campomanesia phaea (Cambuci), na Vila Olímpia. Além de Mais Verde, o local terá a melhora visual das ruas com o plantio de outras mudas na região nos próximos meses.

Esta é a primeira ação para tornar o bairro além de digital, ainda mais sustentável.  A empresa realizou um estudo para mapear e identificar quais espécies são indicadas para conviver com o ambiente urbano e levantou 279 postes que podem ter a fiação elétrica e de telecomunicações retiradas e enterradas para dar lugar a uma paisagem mais moderna. Deste total, 24 locais possuem condições técnicas para receber o plantio de árvores, após a remoção de fios de telecom por parte destas empresas.

A preocupação com meio ambiente e economia circular é constante na Enel e a empresa também dá um destino correto aos postes que retira das ruas. Eles são totalmente reciclados. Os vergalhões de aço são separados do concreto:  os vergalhões vão para reciclagem em empresas de fundição e o concreto é reaproveitado na construção civil para pavimento de piso. Para se ter uma ideia, por ano são reciclados em média 9.000 toneladas de postes de concreto e 100% deste material é reciclado.

Com isso, a Enel busca compartilhar seus valores com a população local. Reforça seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fortalecendo o patrimônio natural da Cidade de São Paulo. 

Da esquerda para a direita: João Mattei, Diretor da Associação Colmeia, Rosário Zaccaria, responsável por Infraestruturas e Redes da Enel Distribuição São Paulo, Acacio Filho, subprefeito de Pinheiros, e Max Xavier, presidente da Enel Distribuição São Paulo

Sensores Inteligentes

Uma das etapas em andamento é a instalação de sensores inteligentes na rede elétrica de algumas ruas da Vila Olímpia. Estes equipamentos estão integrados aos sistemas da empresa e vão emitir informações remotas para o Centro de Operações da Enel, que fica em Barueri.

Estes equipamentos sinalizam como está o funcionamento da rede elétrica e permitem muitas facilidades, entre elas, identificar falta de energia, alteração na temperatura ou tensão de transformadores; religar automaticamente o trecho não afetado por uma falha na rede; entre outras iniciativas. 

 

Enterramento da rede

Outra novidade é que iniciamos o enterramento da fiação elétrica em algumas ruas da Vila Olímpia. Hoje, a região conta com 15,53 quilômetros de cabos subterrâneos e outros 4,86 quilômetros serão enterrados em 26 vias ao longo dos três anos do projeto Urban Futurability, o que resultará na retirada de aproximadamente 150 postes.

Este trabalho será feito em etapas. A primeira delas é a obra civil, que já está acontecendo​ da seguinte forma:

Dia: das 9h às 17h

Noite: das 22h às 4h (cruzamento de vias, por ex.)

Finais de Semana: Preferencialmente durante o dia​​​

A segunda fase é o enterramento dos fios de energia e possibilita receber energia do sistema subterrâneo e não dos postes diretamente. E, por último teremos a remoção dos postes, mas só podemos fazer isso quando as empresas de Telecomunicação e Internet retiram seus cabeamentos. 

Conheça as ruas contempladas: 

As vias beneficiadas são Alameda Raja Gabaglia, Rua Senegâmbia, Rua Helena, Rua Ramos Batista, Rua Fidêncio Ramos, Rua Minas de Prata com a Praça Abdul Saud e Avenida Juscelino Kubitschek.​

ENEL