Dia das Mães: energia e força que inspiram

Published on sexta-feira, 9 maio 2025

Débora Pinho, gerente de Iniciativas de Sustentabilidade e Economia Circular da Enel Green Power a Geração de Energia, representa a força da mulher que escolhe trilhar o próprio caminho. E a jornada escolhida foi a maternidade solo, movida pelo sonho de ser mãe e pela coragem de seguir adiante. Debora conta que já queria ser mãe há alguns anos mas, com a pandemia, precisou adiar.

“Eu optei pela fertilização in vitro porque a idade foi chegando e eu não queria abrir mão do sonho de ter um filho ou uma filha. Fiz três tentativas e foi preciso muita força porque essa jornada é um pouco solitária. Mas, quando tudo se tornou realidade, uma grande transformação começou.”

Hoje, carrega em seu colo a filha Helena, de 7 meses, cuja chegada ressignificou a vida de Débora, trazendo uma nova alegria de viver e impulsionando-a a pensar em novos projetos para o futuro, tanto o seu como o da sua filha.

“Conciliar maternidade e carreira tem sido um desafio diário, especialmente com a chegada da Helena, minha filha de 7 meses, que me apresenta algo novo a cada dia. É uma fase que estou aproveitando intensamente e que exige presença e adaptação. Ao mesmo tempo, mantenho o ritmo com a equipe, lidando com demandas internas e externas.” “Ela trouxe mais alegria para minha vida, ressignificou tudo. (...) Um filho muda o olhar que a gente tem sobre a própria vida”, compartilha Débora.

Ao relembrar o maior desafio e a maior alegria de sua jornada, Débora compartilha apreensão da tentativa de engravidar e a emoção indescritível de ter Helena em seus braços.

 

"O maior desafio é embarcar nesse projeto sem saber o resultado final. É uma aposta. Você tem que ter muita perseverança, fé, seguir persistente. E a maior alegria foi, na verdade, quando eu a coloquei nos meus braços, porque passou um filme ali na minha cabeça de tudo o que eu vivi para chegar até ali", revela.

Débora também expressa sua gratidão à sua liderança e a seus colegas na Enel, que celebraram sua alegria e apoiaram-na durante a gestação e a chegada de Helena. Ela também menciona a importância do tempo que consegue dedicar à filha.

“Com a licença-maternidade estendida, eu tive mais tempo para acompanhar essa fase da vida dela, para chegar bem, retornar bem ao trabalho. Além disso, eu tenho uma jornada diferenciada por ter uma filha ainda pequena, assim como outras colegas com filhos e só preciso estar presencialmente no escritório em dois dias da semana, nos demais eu posso trabalhar de casa.”

Maria Glauciane: aprendizados da maternidade e na vida profissional

Maria Glauciane Lima Eduardo Rocha, Responsável de Obras MT no sul do Ceará

Maria Glauciane Lima Eduardo Rocha, Responsável de Obras MT no sul do Ceará

Com duas décadas de experiência na Enel, Maria Glauciane Lima Eduardo Rocha se destaca como Responsável de Obras MT no sul do Ceará. À frente da gestão de pessoas e contratos, Glauciane personifica uma liderança que alia eficiência e empatia, valores que se refletem tanto em sua carreira quanto em sua vida pessoal.

Mãe de dois filhos, Amanda, de 13 anos e Joaquim, de 11 anos, a maternidade, para a gestora, é uma fonte constante de aprendizado, com lições valiosas aplicadas em seu desenvolvimento profissional.

"Alinhar o pensamento das pessoas com o objetivo da empresa é um desafio, do mesmo jeito que é o desafio da mãe, porque a criança quer sempre realizar o desejo dela, mas isso não é possível", evidenciando a habilidade de conciliar diferentes perspectivas.

Em sua jornada de mãe, Glauciane enfrentou desafios, como o diagnóstico de autismo de sua filha Amanda e uma separação recente. Longe de se abater, ela transformou esses obstáculos em força motriz.

Glauciane reconhece o papel fundamental da Enel em sua trajetória, proporcionando um ambiente onde o crescimento profissional e a maternidade se harmonizam. "Eu cresci aqui dentro, eu cresci como pessoa e como profissional. E isso não fez com que eu fosse uma mãe ausente", afirma, celebrando a possibilidade de ser plena em ambas as esferas.

Inspirada pelo exemplo da mãe, a filha de Glauciane, aos 13 anos, vislumbra um futuro na engenharia, reconhecendo o propósito transformador do trabalho em levar energia e desenvolvimento à sociedade.

Sara: pioneirismo e força na Enel

Sara Anunciada, Técnica Sistema Subterrâneo Elétrico e Civil

Sara Anunciada, Técnica Sistema Subterrâneo Elétrico e Civil

Sara Anunciada é um exemplo inspirador de força e determinação. Com 18 anos de experiência no setor, Sara é a primeira eletricista a atuar nos desafiadores espaços subterrâneos da Enel.

Sua trajetória é marcada pela conquista de um espaço até então dominado por homens, onde provou sua capacidade e garra: “Mas, com a força de mulher, a gente vai para cima e conquista”.

Além de sua carreira pioneira, Sara enfrenta a rotina de ser mãe solo de três filhas. Ela destaca como a maternidade e a profissão se complementam, transformando-a em uma profissional e mãe ainda melhor: “A maternidade ajuda você a amadurecer profissionalmente, ajuda você a ter outros olhos, e ensina você a fazer o correto sempre. Por quê? Porque você é exemplo para alguém, alguém vai te seguir.”

Essa determinação de ser um exemplo para suas filhas a impulsionou a buscar crescimento profissional. Hoje, com 44 anos, está cursando Engenharia Civil. Sara simboliza a mensagem de que a persistência, a gratidão e a integridade são os pilares do sucesso, e que os desafios são degraus para conquistas ainda maiores.

Neste Dia das Mães, celebramos a força que une Glauciane, Sara, Débora e tantas outras mulheres. Suas histórias nos lembram que a maternidade é uma jornada de transformação, superação, amor incondicional e, acima de tudo, perseverança.

 

Curtiu o conteúdo? Acesse nossas redes sociais para conferir mais conteúdos sobre esse assunto e muitos outros. Confira!

Leia também: Use as baixas temperaturas a seu favor: confira como economizar energia no outono

ENEL