No dia 25 de abril, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu que a bandeira tarifária para maio de 2025 é a amarela.
Desde dezembro de 2024, estava em vigor a vigência da bandeira verde na conta de luz, quando a conta de energia chegava sem acréscimos. Mas, devido à mudança do período chuvoso para o período seco, ou seja, com o fim das chuvas, a previsão para a produção de energia nas hidrelétricas não está tão favorável.
Isso pode significar que mais usinas termelétricas, que geram energia a um custo maior, precisem ser acionadas.
Na prática, a bandeira amarela adiciona um custo de R$ 0,01885 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido. Apesar de ainda ser a primeira faixa de cobrança tarifária, é importante estar ciente dessa mudança para planejar seus gastos com energia.
Por que as cores das bandeiras tarifárias mudam?
O sistema de bandeiras tarifárias, criado pelo governo em 2015, é uma forma transparente de mostrar como estão as condições de geração de energia no país a cada mês.
Quando as condições são boas, o custo da energia é menor, pois o valor para a produção também é mais baixo. Já quando a situação se torna menos favorável, há um acréscimo na tarifa, de acordo com as geradores acionadaspara gerar energia.
Simulador de conta de luz Enel
Para entender melhor os custos da conta de energia e dar transparência aos clientes, nós temos um simulador de consumo de energia.
Nele, você pode calcular de forma personalizada o consumo da sua casa. Basta informar quais eletrodomésticos e eletrônicos você possui, quantas horas por dia eles ficam ligados e até adicionar cômodos para uma análise mais completa.
E a melhor parte? No simulador, você também pode ajustar a bandeira tarifária! Assim, você consegue ter uma estimativa de como a mudança para a bandeira amarela pode impactar o valor final da sua conta de luz. É uma ótima maneira de se planejar e entender o efeito dessa alteração nos seus gastos com energia.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais para mais publicações como esta. Confira!
Leia mais: Como economizar energia com a máquina de lavar roupa e reduzir a conta de luz