- Recursos foram direcionados em ações de manutenção, fortalecimento, expansão e digitalização da rede elétrica da concessionária
Ampliamos em 9,5% os investimentos no seu sistema elétrico em 2020 na comparação com 2019, em São Paulo. No ano passado, destinamos R$ 962,2 milhões em obras de manutenção, fortalecimento, expansão, modernização e digitalização da rede elétrica, volume superior aos R$ 878,3 milhões investidos em 2019, com foco na melhoria da qualidade do serviço para os mais de 7,4 milhões de clientes atendidos na região.
As obras executadas têm como objetivo melhorar a qualidade do serviço, reduzindo o número de clientes impactados em casos de interrupção no fornecimento de energia, e atender a necessidade de expansão do sistema. Vale lembrar que estamos entre as distribuidoras com os melhores índices de qualidade do País. Ao final de dezembro de 2020, a duração das interrupções de energia era de 7,52 horas, 35,8% inferior às 11,72 horas apuradas ao final de 2017, quando ainda éramos Eletropaulo. A frequência das interrupções (FEC) recuou 38,4% no mesmo período de comparação, de 6,22 vezes para 3,83 vezes.
Dentre as obras realizadas, destacam-se a instalação de cerca de 1,5 mil equipamentos de telecontrole e 1.468 equipamentos com religamento automático. Essas tecnologias proporcionam mais agilidade e flexibilidade na operação da rede elétrica e no atendimento dos consumidores, diminuindo o tempo de interrupção de energia e o prazo de restabelecimento do fornecimento.
Para tornar a rede mais resistente às intempéries climáticas e diminuir a interferência de fatores externos, como a queda de galhos de árvores sobre os fios de média tensão, adicionamos 230 quilômetros de rede elétrica compacta (spacer cable) e realizamos 318 mil podas. Outra ação de destaque para reforçar a qualidade do serviço foi a reforma da rede secundária, com investimentos em 1.095 transformadores e a manutenção na rede de distribuição aérea, corrigindo mais de 8.900 pontos.
Confira o vídeo dos investimentos realizados na rede elétrica no YouTube.
Para atender as solicitações de clientes e seguir com o andamento das intervenções, realizamos 2.485 obras, sendo 1.376 de adequação de novas instalações ao sistema de distribuição. Entre as obras realizadas para atendimento das demandas de consumidores estão a remoção de rede elétrica para as obras do monotrilho, o enterramento da fiação na região da Vila Olímpia e a ligação dos hospitais de campanha do estádio do Pacaembu, do pavilhão do Anhembi e do ginásio do Ibirapuera para o combate à COVID-19.
Com o objetivo de acompanhar o crescimento do seu mercado consumidor, destinamos R$ 93,5 milhões em 29 obras em subestações e linhas de subtransmissão. Entre os projetos realizados estão as ampliações das subestações Anhembi e Cambuci, que receberam R$ 10,9 milhões e R$ 5,5 milhões em investimentos, respectivamente. Ao todo, as obras executadas ampliaram a capacidade de distribuição de energia do sistema em 53 MVA, beneficiando 1,2 milhão de clientes.
Com os R$ 962,2 milhões investidos em 2020, acumulamos mais de R$ 2,6 bilhões em investimentos desde a aquisição da antiga Eletropaulo, em julho de 2018. A evolução dos aportes tem se refletido na melhoria da qualidade do fornecimento de energia para os consumidores.
“Temos um plano consistente de investimento em expansão e modernização do nosso sistema elétrico, trazendo tecnologias de ponta e evoluindo na transformação digital da rede. Com isso, avançamos na melhoria da qualidade do serviço para os nossos clientes e contribuímos para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade”, afirma o presidente da Enel Distribuição São Paulo, Max Xavier.
Digitalização do consumidor
Além dos investimentos na rede elétrica, estamos investindo em novos canais digitais de relacionamento para trazer ainda mais comodidade e agilidade no relacionamento com os consumidores. Com o avanço da pandemia do novo coronavírus em 2020 pelos 24 municípios de nossa atuação, os canais digitais ganharam ainda mais importância para ajudar os consumidores.
Em razão do isolamento social e das restrições de circulação impostas pelo poder público, os pontos físicos de atendimento ficaram fechados entre abril e agosto de 2020. Fruto deste cenário e do esforço de avançar na digitalização, três novos canais digitais de atendimento foram lançados em 2020.
Um deles foi o lançamento da assistente virtual Elena, que pode ser acessada via WhatsApp pelo número (21) 99601-9608. Por meio deste canal, os clientes podem registrar falta de energia, solicitar segunda via da conta de luz, consultar débitos e tirar dúvidas sobre nossos serviços oferecidos com comodidade e agilidade.
Outro serviço lançado no ano passado foi o WhatsApp Lojas Enel SP, disponível pelo número (11) 94053-9491. Por meio desta ferramenta, os consumidores têm acesso aos mesmos serviços oferecidos nas lojas físicas, como nova ligação de unidade consumidora, transferência de titularidade, atendimento técnico, entre outros.
Também em 2020, no mês de abril, ocorreu o lançamento do chatbot, ferramenta de inteligência artificial que soluciona dúvidas e agiliza o atendimento das solicitações mais frequentes dos consumidores. Entre os serviços oferecidos estão segunda via por e-mail, código de barras por SMS, cópia de código de barras para pagamento on-line, download do pdf da conta de luz e a lista das faturas dos últimos 13 meses.