Seguimos com inovação e tecnologia para o sistema elétrico de Macaé e regiões próximas. De 2015 até setembro deste ano, já foram instalados 671 equipamentos de telecontrole, o que representa um investimento de cerca de R$ 35 milhões. A tecnologia do telecomando permite a identificação, de forma mais ágil e remota, de possíveis falhas na rede elétrica, causadas por fatores externos à rede, como queda de árvores sobre a fiação, descargas atmosféricas ou batidas de veículos em postes.
Com os equipamentos telecomandados, é possível religar remotamente em alguns minutos o serviço para grande parte dos clientes afetados pela interrupção, tornando o restabelecimento mais eficiente e reduzindo o número de clientes sem energia. Os equipamentos beneficiam cerca de 462 mil clientes dos municípios de Aperibé, Bom Jardim, Cambuci, Cantagalo, Carapebus, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macaé, Macuco, Miracema, Quissamã, Rio das Ostras, São Sebastião do Alto, São Fidélis, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua e Trajano de Morais.
A aplicação dessa tecnologia na rede faz parte de um pacote de melhorias que temos feito nos últimos anos em toda nossa área de concessão e que já apresenta resultados. Somente em Macaé e região, houveram reduções de 25,4% no tempo médio das interrupções de energia por cliente (DEC) e 23,8% na quantidade média de vezes que os clientes ficam sem energia (FEC) no período de junho de 2019 ao mesmo período de 2020.