#EnergiaDaGente: Izanete mostra que a perseverança é uma fonte de energia que muda o mundo

 

 

Todo o esforço deu certo e a profissional foi convidada a fazer parte da equipe da Enel. Ainda assim, os desafios não tinham acabado. Afinal, para seguir na carreira, ela precisaria romper também com os preconceitos de seu marido, que não apoiava a decisão.

“E, mesmo no início, meu marido era contra eu trabalhar. Mas eu lutei, eu busquei e briguei para ocupar uma área no mercado de trabalho. E nesse período de um ano que eu fiquei aqui na Enel, não sei se é porque eu estava conseguindo colocar mais dinheiro em casa, mas as coisas melhoraram pra gente.”

A entrada na Enel aconteceu em um momento decisivo. Infelizmente, a pandemia de covid-19 fez com que Izanete perdesse seu marido. Apesar da dor, o trabalho foi uma forma de superar o luto e seguir mantendo financeiramente o seu lar.

“E, através desse trabalho, levando mais renda, eu consigo hoje dar uma qualidade de vida melhor para os meus filhos que eu não conseguia antes. Então, a empresa chegou para mudar a realidade da região. Chegou trazendo expectativa de vida pra gente… Coisa que a gente não tinha.”

A chegada do empreendimento da Enel Green Power em São Gonçalo (PI) é o exemplo de como um investimento responsável e consciente pode gerar benefícios para toda uma comunidade. Com 12 mil m², que equivalem a 1.500 estádios de futebol, o espaço conta com mais de 2 milhões de painéis fotovoltaicos. Além disso, trata-se da primeira planta da Enel no Brasil a contar com módulos bifaciais.

Lá são gerados mais de 2,0TWh de energia todos os anos, o que demonstra o potencial desse ambiente. Para tornar tudo ainda mais impressionante, isso evita que cerca de 1,3 milhão de toneladas de CO₂ sejam liberadas na atmosfera a cada ano.

E a rotina da Izanete, além de ser uma inspiração, também é motivo de curiosidade para muitas pessoas que estão aprendendo sobre o lugar da mulher no mercado de trabalho.

 

 

 

A luta de uma profissional apaixonada pela sua área é uma prova de que, quando acreditamos no que fazemos, nenhum desafio é grande demais. Com brilho nos olhos e com amor pela sua função, Izanete deixa um recado:

“É gratificante trabalhar na área elétrica. Gerar energia limpa e renovável é magnífico. Acredito que, assim como eu, as mulheres também têm que se qualificar, procurar mais, ocupar essas áreas no mercado de trabalho.”

Se você gosta de histórias de superação como essa e apoia a presença de mulheres no mercado de energia elétrica, vai gostar de conhecer o quadro #EnergiaDaGente, que resume a jornada de profissionais da Enel.

Acompanhe Izanete e muitas outras mulheres incríveis nas redes sociais e no site da Enel!

ENEL