Mas para chegar até aqui, essa heroína precisou enfrentar desafios e mostrar que os obstáculos de escolher uma profissão tipicamente masculina não são suficientes para impedir uma mulher que sabe o que quer.
“Por conta da minha atividade ser totalmente braçal e machista, já ouvi várias piadas desafiadoras. Mas eu não abaixei a minha cabeça, eu não me apeguei a isso”.
Com a certeza de que não está sozinha, a Lucicleide conseguiu demonstrar o seu talento e criar um histórico de sucesso na Enel, tornando-se eletricista e mostrando que a liderança é um traço que pode ser aprimorado e construído com dedicação e esforço.
“Hoje eu sou eletricista, atuo como líder de equipe, em serviços de emergência, atendimento ao cliente e em várias outras atividades aqui na Enel.”
Provando que a força feminina é um ciclo, a Lucicleide transmitiu a sua garra para a próxima geração e criou uma filha que também enfrenta os desafios profissionais com dedicação e paixão. O resultado disso é a maior meta de qualquer mãe: ver sua filha a enxergando como uma inspiração.
“Eu tenho uma filha de 27 anos. Ela fala que eu sou o espelho dela, porque ela também tem que ter postura e engajamento no que faz. Ela me fala que o orgulho que tem de mim é gigantesco.”
Esse é apenas o começo da jornada da Lucicleide, que, depois de quase duas décadas, ainda encontra na sua atividade uma chance de fazer a diferença no mundo enquanto pratica o que ama.
Histórias como a da Lucicleide são evidências de algo que a Enel vem defendendo há anos: o setor energético é, cada vez mais, um espaço para todos.
Gostou dessa história? A série #EnergiaDaGente conta com outras diversas trajetórias de sucesso protagonizadas por colaboradores inspiradores. Fique de olho para acompanhar mais!