Aprígio José de Arruda Filho, eletricista na Enel São Paulo, que, com os seus colegas, trabalha duro para que a energia elétrica chegue até você.
Natural da cidade de Goiana, Pernambuco, Aprígio cresceu vendo a sua mãe garantir o sustento da família com a venda de batatas fritas. Aos onze anos, em busca de melhores condições financeiras, eles migraram para São Paulo.
Na cidade grande, como vários garotos que não fogem à luta, trabalhou como ajudante geral, encanador e pizzaiolo. Anos mais tarde, já conhecendo bem as ruas da grande metrópole, Aprígio também trabalhou como motorista.
No entanto, uma de suas maiores alegrias foi quando ele abriu um telegrama que trazia a notícia que mudaria toda a sua história:
“A Eletropaulo abriu um concurso público, fiz a inscrição e a prova. Um dia chegou um telegrama que dizia que eu havia sido aprovado. Nossa, aquilo ali para mim foi a maior felicidade do mundo.”
“Chegamos com o bairro todo escuro e, quando ligamos a chave e vemos iluminar tudo, é muito gratificante. É muito bom ver como o nosso trabalho afeta a vida das pessoas para o lado do bem.”
Aprígio já conheceu muita gente, ouviu muitas histórias, se emocionou com muitas delas, e percorreu cada canto da cidade:
“Aqui em São Paulo, que é uma metrópole, pelo fato de trabalhar há 25 anos e meio nessa empresa, eu passo por lugares que eu ajudei a modificar até a geografia.”
Com o trabalho de eletricista, além de ter colecionado amigos, Aprígio também conquistou algo precioso:
“Hoje, graças ao trabalho dele como eletricista, temos as nossas coisas, conquistamos a nossa casa, filhos e netos.”, conta a sua esposa, Rosângela de Souza.
Além disso, eles não abrem mão do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) e do EPC (Equipamento de Proteção Coletiva).
“Apesar de a minha esposa ter muito medo de eu trabalhar com eletricidade, sempre deixei ela muito tranquila, pois eu sempre usei meus EPI's. A empresa dá toda condição para que você consiga executar a tarefa com segurança e qualidade.”
Um exemplo a ser seguido
A empatia, carinho e respeito que Aprígio trata todos os seus clientes e colegas de trabalho, são reflexo do ambiente familiar que ele e sua esposa, com todo amor e companheirismo, construíram ao longo dos anos.
“Tem cliente que está meio nervoso, então eu chego, escuto direitinho o que ele tem para falar e, quando ele termina, eu falo: “tudo bem senhor, pode ficar tranquilo, eu vou arrumar a sua luz”. Ele fica feliz, quer abraçar, fala que vai fazer uma oração. Eu agradeço e digo que aceito.” Aprígio José
Pai de dois filhos, Aprígio é motivo de muito orgulho e admiração por todos que constituem seu núcleo familiar.
“Ele faz tudo com muita excelência, dedicação e segurança. Tenho muito orgulho, pois, independentemente da profissão, quando você vê que a pessoa se esforça e se dedica, você acaba refletindo isso para a sua vida.” Gustavo de Souza Arruda – Filho de Aprígio
“É preciso chegar, parar o caminhão, posicionar a escada, ‘subir no fio’, seja debaixo de sol ou chuva. A profissão do eletricista é essencial para todos. Meu pai é um herói, um ídolo, sem dúvida alguma.” – Augusto de Souza Arruda - Filho de Aprígio
“Uma qualidade do Aprígio é a humildade, a maneira de agir e de respeitar. E a humildade no nosso trabalho acaba sendo uma prioridade, isso faz com que a equipe acabe tendo um bom resultado.” – Sandro de Melo Araujo – Eletricista
Assista a história de Aprígio no Youtube!
“Para mim, trabalhar com eletricidade representa conforto, saúde e segurança.”