A Enel investirá US$ 3,64 bilhões no Brasil entre 2024 e 2026, o equivalente a R$ 18 bilhões. Destes, 80% serão direcionados à distribuição de energia visando aprimorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados à população.

São Paulo

Desde que assumiu a concessão da distribuição de energia em São Paulo, em 2018, a Enel já investiu R$ 8,36 bilhões para melhorias na infraestrutura elétrica, o que equivale a uma média de cerca de R$ 1,4 bilhão por ano, quase o dobro da média anual de investimento do controlador anterior, de R$ 800 milhões.

Para o período entre 2024 e 2026, serão investidos R$ 6,2 bilhões na capital paulista e nos 23 municípios da área de concessão, elevando o patamar anual dos R$ 1,4 bilhão para cerca de R$ 2 bilhões. O plano estruturado de ações reforçará a modernização e a resiliência da rede elétrica, principalmente frente aos eventos climáticos, e prevê a contratação de até 1.200 colaboradores que atuam em campo, a intensificação de manutenções preventivas e o aumento do número de podas preventivas. 

 

Principais ações da Enel em São Paulo para o plano de ação 2024-2026: 

Aumento de pessoal próprio 

  • Serão contratados até 1.200 colaboradores próprios nos próximos 12 meses para reforço das operações em campo e redução do tempo médio de atendimento aos clientes. 

 

Investimento em infraestrutura

  • Serão intensificadas as ações de manutenções preventivas e corretivas com o objetivo de reduzir os desligamentos não programados na rede de distribuição de energia, com a substituições de equipamentos. 
  • Trechos da rede de média e baixa tensão serão modernizados com a instalação de redes compactas mais resistentes e de mais equipamentos de automação que permitem manobras remotas de cargas quando há falta de energia. Essa configuração da rede também favorece a utilização de geradores para atender os clientes deligados em caso de emergência.

 

Novos protocolos de atuação em caso de contingência

  • Os novos protocolos de gestão da operação em caso de contingência permitem à distribuidora ampliar em mais de quatro vezes as equipes em campo, dependendo da criticidade dos alertas meteorológicos.
  • Canais de atendimento passaram a ter a estrutura dimensionada para cada situação, podendo ter a capacidade dobrada nas contingências severas.
  • Participação no Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE). A Enel passa a integrá-lo de forma permanente para auxiliar as autoridades no atendimento às ocorrências no município.
  • Criação de uma força-tarefa em conjunto com a Prefeitura e um canal de comunicação para priorizar o atendimento das necessidades estratégicas do município. Com um grupo de trabalho integrado com a prefeitura, a distribuidora vai acompanhar de perto as demandas da administração pública.

 

Podas de árvores 

  • Em relação a poda de árvores, a Enel apresentou proposta de renovação do convênio com a Prefeitura e de duplicação do número de ações preventivas por ano, com a execução de cerca de 600 mil podas anualmente na área de concessão.  
  • Prefeitura e Enel discutiram também novas soluções para atendimento emergencial envolvendo queda de árvores, como a realização de workshop para troca de experiência entre as equipes do município e da distribuidora e a criação de um protocolo de atendimento de urgência em casos de quedas de árvores.

O que já foi feito em São Paulo

Cumprimento Total do Contrato de Concessão

Os indicadores operacionais da Enel em São Paulo são melhores que as metas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O DEC (que mede o tempo médio durante o qual cada unidade consumidora fica sem energia elétrica) e o FEC (que contabiliza o número de interrupções ocorridas) registraram melhora de quase 50% desde 2017.

Automação de Redes

Estamos automatizando a rede, adotando tecnologias que permitem o gerenciamento remoto e reparos a partir dos centros de operação. Atualmente temos mais de 21 mil equipamentos de automação gerenciados remotamente na distribuição em São Paulo e vamos seguir expandindo as instalações.

Investimentos em Automação

Os investimentos em automação melhoraram os indicadores de qualidade do fornecimento com a redução pela metade na duração e na frequência das interrupções desde que a Enel assumiu a distribuidora em São Paulo.

 

Desafios Crescentes

  • Sabemos dos desafios que enfrentaremos nos próximos anos com a intensificação de eventos climáticos extremos.

  • Estamos diante de um cenário novo para diferentes atividades econômicas. E em todo planeta.

  • Em novembro de 2023, nossas redes sofreram o impacto de ventos que chegaram a 105 km/h em São Paulo e 137 km/h no Rio.

  • Nossas equipes tiveram que reconstruir mais de 200 km de rede elétrica no município de São Paulo em apenas alguns dias após a tempestade daquele mês.

  • Por isso, o foco dos nossos investimentos nas redes, que precisam ser preparadas para minimizar os impactos desses eventos para a população, a intensificação das ações de manutenção preventiva e o reforço do plano operacional em caso de contingência.

  • Em nosso Plano de Contingência, reforçamos nossa atuação de acordo com os boletins meteorológicos e ampliamos a nossa estrutura e capacidade operacional de acordo com os diferentes níveis crise. Dependendo da contingência, podemos ampliar em cerca de quatro vezes o total de equipes em campo, por exemplo, em São Paulo, em relação à operação normal.

  • O reforço aplica-se também aos canais de atendimento, que têm estrutura dimensionada para cada situação. No call center, a capacidade de atendimento dobra quando há contingências severas.

  • A empresa criou, ainda, canais com linhas diretas de atendimento com públicos estratégicos, como as prefeituras dos municípios das áreas de concessão, e intensificou a comunicação direta com os clientes em caso de falta de luz.

  • Todas essas ações já resultam em uma atuação mais ágil da companhia para o restabelecimento do fornecimento de energia após fortes tempestades.

Modernização da Rede

A modernização da rede, a intensificação das ações de manutenção preventiva e o reforço do plano operacional em caso de contingência são o caminho para melhorar a qualidade do serviço e tornar a rede mais eficiente e resiliente. Seguiremos investindo também para o fortalecimento da rede elétrica com novas subestações, reformas de subestações existentes, substituição de cabos convencionais por compactos, dentre outras importantes ações.

ENEL