#MulheresDeEnergia: Márcia Massotti e a energia transformadora da natureza

Published on Terça-feira, 30 Novembro 2021

Para Márcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade na Enel Brasil, esses momentos de quietude, além de ampliarem os horizontes, estimulam a criatividade:

“Uma coisa que me dá muita energia é estar em contato com a natureza, preciso disso para me alimentar. Quando preciso pensar em algo diferente, ampliar meus horizontes e estimular a criatividade, pego a minha bicicleta e dou umas voltas por aí.”

– Márcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade na Enel Brasil.

Márcia Massotti Sustentabilidade Enel

Assim como as árvores que resistem fortemente às quatro estações, Márcia sabe que alguns momentos da vida exigem resiliência e muita determinação.

Após concluir a graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e ingressar no mercado financeiro, ela pôde perceber a falta de diversidade no mercado de trabalho.

Em um ambiente predominantemente masculino, onde era a única mulher entre 32 homens, a jovem economista sabia que seria preciso fazer a diferença para que o seu trabalho fosse notado e, consequentemente, reconhecido.

E como tudo na vida se transforma, foi no setor de energia que a Márcia, anos depois, encontrou a sua verdadeira paixão. Na Enel desde 2006, ela já contribuiu com diversas áreas, inclusive com a financeira, mas foi apenas em 2014, após a sua segunda gravidez, que recebeu o convite para gerenciar a área de Sustentabilidade da Enel Brasil:

“Após a minha segunda gravidez, alguma coisa mexeu comigo e percebi que precisava fazer algo diferente, que tivesse mais a ver com o meu propósito”. Para Márcia, o reconhecimento e a oportunidade de ascensão que a Enel proporciona aos seus colaboradores é um dos pontos positivos da empresa.”

– Márcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade na Enel Brasil.

Com muita vontade de ser mãe, ela sempre teve dúvidas do que poderia acontecer com a sua carreira após a gestação.

“Tive dois filhos na empresa e, ao contrário do que acontece em outros grupos, assim que voltei das minhas licenças, fui promovida. Tenho orgulho de ver o caminho que a empresa está traçando no quesito da inclusão e da equidade.”

– Márcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade na Enel Brasil.

Márcia Massotti Enel

Com raízes firmes e fortes, ela sabe que a força necessária para desempenhar tão bem o seu papel também está em sua casa, local onde encontra abrigo, carinho e apoio.

“Sou casada com o Ricardo e temos 2 filhos, o Gabriel e a Marina. Tenho certeza de que estou onde estou porque posso contar com o apoio deles para desempenhar também o meu papel profissional, que eu tanto amo.”

– Márcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade na Enel Brasil.

Como as águas de um rio que, apesar de serenas, possuem o poder de mudar a realidade de tudo que está em seu entorno, ela sabe da importância dos projetos desenvolvidos por sua equipe e dos impactos positivos que eles promovem nas comunidades em que a Enel atua:

“Hoje eu tenho muita certeza de que estou ajudando a transformar o mundo e não há nada mais grandioso do que acordar para trabalhar pensando nisso.”

– Márcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade na Enel Brasil.

Ciente do seu propósito e com a convicção de que pequenas ações podem gerar grandes transformações, Márcia espalha otimismo por onde passa:

“Ser uma mulher de energia é acordar todos os dias e ter a certeza de que estou transformando o mundo, saber o que o meu trabalho está alinhado ao meu propósito. É olhar para meu dia a dia e ter a certeza de que, lá na frente, vou olhar para trás e me orgulhar muito do que eu fiz e de toda a minha carreira.”

– Márcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade na Enel Brasil.

E para as mulheres que estão em dúvida sobre qual caminho seguir e que enfrentam algum tipo de desafio, Márcia deixa um recado importante:

“Conte com a força de outras mulheres, a gente está junto, a gente precisa se unir. As mulheres, quando juntas, possuem uma força muito grande.”

– Márcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade na Enel Brasil.

ENEL