Enel Green Power México inaugura Villanueva, o maior parque solar das Américas

Publicado em Segunda-feira, 26 de março de 2018

“A inauguração de Villanueva é um marco para a Enel Green Power e para o México, já que é a primeira usina a iniciar operação após a reforma energética do país. Demos um grande passo em direção a um futuro mais sustentável para o país, ao mesmo tempo em que consolidamos nossa liderança no mercado de renováveis do México e, mais uma vez, entregamos no prazo os projetos em que ganhamos nos leilões de renováveis. ”

– Antonio Cammisecra, Responsável pela Enel Green Power.

O Grupo Enel está investindo aproximadamente 650 milhões de dólares na construção de Villanueva. A instalação solar que é composta por mais de 2,3 milhões de painéis distribuídos num terreno de 2.400 hectares na região semiárida mexicana, poderá produzir mais de 1.700 GWh por ano quando estiver totalmente em operação, no segundo semestre de 2018.

Atualmente, a usina de 754 MW está 41% concluída, o equivale a cerca de 310 MW em operação, com Villanueva 3 produzindo 190 MW e Villanueva 1 produzindo 120 MW, desde dezembro de 2017

“Villanueva é um canteiro de obras pioneiro, no qual se implementou um programa piloto para o uso de tecnologias digitais e automação na construção de projetos solares fotovoltaicos, como parte do projeto global (R)Evolution da Enel Green Power.”

Os testes foram realizados em uma área de 20 hectares (10 MW) na qual máquinas automatizadas, controladas por GPS, realizaram os trabalhos de terraplenagem e colocação de cabos, o que permitiu que o processo de instalação fosse oito vezes mais rápido, além de reduzir em 30% o consumo de gasolina das máquinas utilizadas.

Alinhados com o modelo de Criação de Valor Compartilhado adotado pelo Grupo Enel, que busca combinar o desenvolvimento de negócios com as necessidades da comunidade local, a EGPM realizou iniciativas nos arredores das fábricas para possibilitar a geração de renda para a população. Essas iniciativas incluíram oficinas de construção de móveis utilizando as 2,6 toneladas de pallets e caixas de madeira usadas nas obras de Villanueva. Além disso, 600 hectares adicionais, complementares à área de construção, estão sendo utilizados para a realocação de espécies vegetais e animais.

“Mais de 147 mil espécies vegetais, como vários tipos de cactos, e mais de 25 mil espécies animais, incluindo sapos, cobras e lagartos, foram realocados para a área.”

O projeto Villanueva, de 754 MW, é apoiado por um contrato que permite a venda de volumes específicos de energia por 15 anos e certificados de energia limpa por 20 anos firmado com a Comissão Federal de Eletricidade do México.

A Enel Green Power México é a maior operadora de energia renovável do país, em termos de capacidade instalada e portfólio de projetos. Atualmente, a companhia opera 728 MW, dos quais 675 MW são de energia eólica e 53 MW de energia hidrelétrica. Além da usina solar Villanueva, a EGP está construindo o parque eólico Amistad (200 MW) também no Estado de Coahuila, o projeto solar Don José (238 MW) no Estado de Guanajuato e o parque eólico Salitrillos (93 MW) no Estado de Tamaulipas.