Enel inicia operação de nova planta eólica na Africa do Sul

Publicado em quarta-feira, 7 de junho de 2017

Gibson Bay tem capacidade instalada de 111 MW e é capaz de gerar cerca de 420 GWh por ano

Roma, 3 de maio de 2017 - A Enel, através de sua subsidiária Enel Green Power RSA (EGP RSA), iniciou a operação comercial do parque eólico Gibson Bay, de 111 MW, localizado no município de Kouga, que fica no cabo oriental da África do Sul.

William Price, Country Manager na África do Sul, afirmou: “Gibson Bay é o segundo parque eólico que implantamos na África do Sul, o primeiro foi o parque Nojoli, o que demonstra nosso compromisso em diminuir as emissões de carbono no futuro da energia. Assumir a liderança em energia renovável dá à África do Sul a oportunidade de se tornar um player global nesta indústria que só cresce, ao mesmo passo em que o investimento em fontes renováveis ​​oferece boas oportunidades de emprego e traz novas possibilidades para o país. Estamos orgulhosos por poder oferecer uma base forte para a geração de energia renovável”.

O parque eólico de Gibson Bay é capaz de gerar cerca de 420 GWh por ano, equivalente às necessidades anuais de consumo de cerca de 131 mil famílias sul-africanas, evitando a emissão de mais de 383 mil toneladas de CO2 para a atmosfera a cada ano.

O parque eólico é apoiado por um acordo de fornecimento de energia de 20 anos com a empresa sul-africana Eskom, como parte do Programa de Aquisição de Energia Renovável de Produtores Independentes promovido pelo governo sul-africano, que concedeu o projeto ao Grupo Enel.

A EGP RSA também criou iniciativas de valor compartilhado nas áreas que cercam o parque eólico Gibson Bay. O programa de alimentação escolar Soul Provider beneficiou cerca de 2.850 estudantes, enquanto o wifi livre da EGP foi fornecido a instituições locais de aprendizagem, atingindo aproximadamente 1.000 beneficiários. A Enel também melhorou as rodoviárias do entorno para facilitar o deslocamento da população para as escolas e para os locais de trabalho.

A Enel tem mais de 520 MW de plantas eólicas e solares em operação na África do Sul. A subsidiária EGP RSA opera o parque eólico Nojoli (88 MW), bem como as plantas fotovoltaicas Paleisheuwel (82,5 MW), Tom Burke (66 MW), Upington (10 MW), Adams (82,5 MW) e Pulida (82,5 MW).