Ocorrência foi identificada durante megaoperação da Enel com a SSPDS, realizada em sucatas e ferros-velhos de Fortaleza e Região Metropolitana
Fortaleza, 30 de maio de 2025 - Um homem foi preso em flagrante, na manhã desta sexta-feira (30), por furto de energia elétrica em uma sucata localizada no bairro Alto da Balança, em Fortaleza. A prisão ocorreu durante fiscalização da megaoperação conjunta da Enel Ceará com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Durante a ação, técnicos da companhia identificaram a irregularidade ao inspecionar a rede elétrica da região e constatar o desvio de energia no local. O acusado foi conduzido à Delegacia do município, onde foi lavrado um Auto de Prisão em Flagrante (APF). O caso segue sob investigação.
A megaoperação teve início nesta semana e, além da prisão desta sexta-feira por furto de energia, resultou na apreensão de 100 quilos de cabos de energia elétrica na última quarta-feira (28), em sucatas localizadas nos bairros Siqueira e Vila Peri, também na capital. Com duração prevista de 30 dias, a força-tarefa tem como foco a fiscalização de sucatas e ferros-velhos em diversos pontos de Fortaleza e da Região Metropolitana, com o objetivo de identificar possíveis receptadores de materiais furtados da rede elétrica.
Furto de energia
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, inclusive causando acidentes não somente com aqueles que manipulam a rede elétrica de forma indevida.
Com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado, até o momento, foram realizadas 102 operações especiais, que resultaram em 36 prisões em flagrante por furto de energia. Como forma de combate, a distribuidora realiza, também, inspeções na rede elétrica, além de acompanhamento com análise de dados. Entre janeiro e abril deste ano, foram identificados mais de 11 mil furtos de energia elétrica, após 46.550 fiscalizações técnicas.
Já em 2024, foram identificadas 38.307 casos de fraude na rede elétrica. A distribuidora realizou mais de 155 mil inspeções técnicas e 135 operações especiais, que levaram à prisão em flagrante de 37 pessoas.
Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS), ou ligar para a Central de Atendimento (0800 285 0196). Não é necessário se identificar.
Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014