Enel Distribuição Rio conclui obra de eficiência energética em Instituto de Estudos do Mar de Arraial do Cabo

Published on terça-feira, 26 setembro 2023

ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO CONCLUI OBRA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM INSTITUTO DE ESTUDOS DO MAR EM ARRAIAL DO CABO

Iniciativa realizou a instalação de placas solares bifaciais, retrofit de mais de 400 lâmpadas e substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais econômicos;

Projeto foi contemplado na Chamada Pública de Projetos da Enel, viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel.

Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2023 – A Enel Distribuição Rio concluiu neste mês a obra de eficiência energética no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), localizado em Arraial do Cabo. Por meio do seu programa de Eficiência Energética, a companhia estima investir mais de R$ 300 mil na instalação de um sistema de geração de energia solar com capacidade total de 31,86 KWp, no retrofit de 458 lâmpadas ineficientes que foram trocadas por modelos econômicos de LED, e na substituição de quatro aparelhos de ar-condicionado por modelos com a tecnologia split inverter.

O sistema de geração de energia solar é composto por 59 placas fotovoltaicas bifaciais de 540 KWp. Este tipo de placa é 30% mais eficiente na geração de energia do que os módulos tradicionais, de apenas uma face. Outra vantagem das placas bifaciais é que, em dias de pouca incidência solar, elas conseguem captar maior quantidade de luz e, consequentemente, garantir a consistência na geração de energia. Esta é a primeira vez que a Enel Distribuição Rio aplica a tecnologia em um projeto que usa recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE).

“Essas ações de eficiência energética no IEAPM trarão considerável redução no consumo de energia e no valor da conta para a instituição, por meio da instalação de placas solares e trocas de lâmpadas e aparelhos de ar-condicionado. A iniciativa reforça a atuação da Enel na viabilização de novos projetos junto às Forças Armadas nos últimos anos. Percebemos um interesse cada vez maior de participação deste público nos editais de Chamada Pública que abrimos anualmente”, afirma Leonardo Soares, responsável por Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio.

O projeto garantirá economia de energia de aproximadamente 118,93 MWh/ano para o instituto, que seria o suficiente, por exemplo, para abastecer mensalmente 58 residências por um ano. Em reais, isso representa uma economia na conta de luz de mais de R$ 91 mil anualmente. Além dos benefícios econômicos, o projeto traz um impacto positivo ao meio ambiente. Ao promover o consumo sustentável e eficiente de energia, evita a emissão de 7,3 toneladas por ano de gás carbônico (CO2), um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Para efeito de comparação, esse volume equivale ao plantio de 52 árvores por ano.

Investimento de R$ 2,8 milhões em 2022

A Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética permite que clientes das classes residencial, comercial e serviços, industrial, rural, poder público, serviço público e iluminação pública inscrevam projetos com foco no consumo eficiente e sustentável de energia elétrica, contribuindo para a redução do valor das contas de luz.

Só em 2022, foram disponibilizados R$ 2,8 milhões em projetos de eficiência energética na Enel Rio, envolvendo a modernização da iluminação com a substituição de lâmpadas comuns por modelos em LED, trocas de equipamentos de refrigeração, instalação de usinas e placas solares fotovoltaicas, entre outras melhorias.

Sobre o programa

O Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição Rio de Janeiro existe desde 1998 e já investiu aproximadamente R$ 347 milhões em 340 projetos com foco no consumo eficiente de energia em equipamentos, instalações elétricas, processos, ações educacionais e usos finais de seus clientes.

O PEE da Enel é regido pela Lei n° 9.991, de 24 de julho de 2000, e regulamentado pela ANEEL. A legislação determina que distribuidoras de energia apliquem anualmente 0,4% de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento em ações de eficiência energética no uso final de energia elétrica, por meio de projetos executados em instalações dos consumidores.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km2. A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.