Recebeu um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI)?

Entenda abaixo o que é e por que ele é importante.

 

O que é Termo de Ocorrência e Inspeção?

O Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) é quando avaliamos que existe uma falha entre a energia consumida no imóvel e o que foi registrado no relógio de energia (medidor), seja por responsabilidade do cliente ou erro no medidor. Ou seja, cobramos pelo que foi consumido (em kWh) e não foi registrado corretamente.

Funciona assim:


Transparência do início ao fim: como funciona o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI)

O Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) é um instrumento legal, previsto nos Artigos 252 e 591 da Resolução 1000/2021 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que tem por finalidade formalizar a constatação de um defeito ou irregularidade encontrada nas unidades de consumo de energia elétrica.

A Enel segue as regras da ANEEL, que garante os seus direitos. Por isso:

  • A vistoria é feita com fotos e dados técnicos;
  • Você pode acompanhar a inspeção;
  • Pode pedir uma análise técnica do medidor;
  • E recebe uma cópia do termo ao final da visita técnica.

 

Por que o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) é importante para todos?

O TOI serve para deixar tudo claro e justo, tanto para você quanto para a distribuidora. Ele ajuda a:

 Registrar qualquer problema de forma oficial;

✅ Combater fraudes;

✅ Proteger seus direitos como consumidor;

✅ Garantir um sistema mais seguro para todos, evitando acidentes elétricos que podem ocorrer devido instalações elétricas irregulares.

 

Se ainda tiver dúvidas ou precisar de algum esclarecimento sobre um TOI que tenha recebido, clique aqui e encontre a loja de atendimento da Enel mais próxima de você.

Estamos aqui para ajudar você com clareza, segurança e respeito!

ENEL