Eletricidade sustentável? Um direito de todos

Publicado em Terça-feira, 27 de março de 2018

“Garantir o acesso global à energia é a única maneira de integrar comunidades remotas com as economias emergentes de todo o mundo. As redes elétricas centralizadas para as áreas urbanas estão certamente um passo à frente, mas soluções descentralizadas são necessárias para garantir que dois terços das populações rurais tenham acesso à energia num futuro próximo. As soluções precisam, portanto, ser diversificadas para atender às necessidades energéticas dos países em desenvolvimento.”

– Antonio Cammisecra, Responsável pela Enel Green Power

Criando novas parcerias

No entanto, o pleno desenvolvimento das soluções descentralizadas requer a superação de vários requisitos técnicos (custos, dificuldades logísticas, mão de obra pouco qualificada), além de requisitos regulatórios e de mercado.

É por isso que conferências como a de Catânia são importantes. Assim que os discursos e debates terminaram, um dia inteiro foi dedicado a reuniões sobre estratégias de investimento e financiamento, que incluíram representantes do setor privado e de instituições de desenvolvimento. Afinal, criar redes de parcerias – públicas, privadas e mistas – é um dos principais objetivos da Aliança para Eletrificação Rural.

 

“Esta edição do Fórum ARE também foi uma oportunidade para que investidores, desenvolvedores de projetos e outros stakeholders aprendessem mais sobre futuros esquemas de suporte, produtos inovadores e novos modelos de negócios para acelerar a eletrificação rural e avançar no mercado descentralizado de energia renovável.”

– Marcus Wiemann, Diretor Executivo da ARE

Depois da conferência, no dia 16 de março, os participantes visitaram a fábrica da 3SUN, onde conheceram o primeiro painel fotovoltaico bifacial, que permite a captação da radiação solar também na superfície traseira. Ao se despedirem de Catânia, os participantes levaram na bagagem além da certeza sobre a excelência tecnológica, uma mensagem de otimismo para o futuro.

ENEL