Um Brasil que renasce junto com a energia solar da Bahia

Publicado em sexta-feira, 29 de setembro de 2017

“A Bahia é uma das regiões mais propícias para o desenvolvimento de projeto solares no Brasil. Ficamos felizes de saber que os parques da Enel Green Power estão ajudando a impulsionar este mercado, contribuindo para a geração de emprego e para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor de energia renovável no país”

– Carlo Zorzoli, Country Manager da Enel Brasil

Energia solar: a geração do futuro

A energia solar já é uma realidade, sobretudo na Bahia, onde a Enel possui dois parques em operação – Lapa (158 MW) e Ituverava (254 MW). Até o final desse ano, vamos concluir mais um projeto solar no estado, o Parque Horizonte (103 MW).

Pesquisas do setor de energia demonstram que as fontes renováveis crescem num ritmo mais acelerado do que os especialistas previam. Pela primeira vez, o sol vem alcançando uma participação significativa na matriz energética brasileira, o que só deve aumentar nos próximos anos. Segundo relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) a energia solar custa atualmente quase um quarto do que custava em 2009. Valor que deve diminuir mais 66% até 2040.

“O custo da eletricidade gerada por painéis fotovoltaicos no planeta vem caindo e cairá de forma ainda mais expressiva. Não são poucos os fatos e projeções que demostram isso. A Bahia é o estado em que mais investimos nos últimos anos. Considerando apenas os projetos solares que vamos entregar em 2017, foram investidos cerca de 685 milhões de dólares americanos”

– Carlo Zorzoli

Além de possuir um dos mais ricos patrimônios históricos do Brasil, a Bahia reflete a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro. Por conta disso, além da preocupação ambiental e da geração de mais de 8 mil empregos diretos, a Enel vem implementando iniciativas sustentáveis que buscam a criação de valor compartilhado com as comunidades que moram no entorno das plantas solares.

Número 1 em energia solar!

O Grupo Enel é o maior produtor de energia solar e o terceiro maior em energia eólica do Brasil, contribuindo para a diversificação das fontes renováveis do país. Metade da capacidade atual instalada está na Bahia. Confira os principais números dos quatro parques solares do estado:

  • 515 MWp de capacidade instalada
  • Lapa – 158 MW
  • Ituverava – 254 MW
  • Horizonte – 103 MW
  • Mais de 1.000 GWh de energia elétrica por ano
  • Suficiente para atender 540 mil lares brasileiros
  • Menos 500 mil toneladas de CO2 na atmosfera
  • US$ 685 milhões investidos
  • Energia Renovável
ENEL