Quando o bairro EUR de Roma foi projetado, em meados da década de 1930, a ideia era que ele se tornasse um protótipo de “cidade do futuro”. Sua arquitetura racionalista, que abrigaria a Feira Mundial de 1942 (EUR significa “Esposizione Universale Roma”, ou “Exposição Universal de Roma”), revelaria a nova face de Roma para o mundo. Mas isso acabou não acontecendo: a Segunda Guerra Mundial estourou e o trabalho de construção do bairro EUR não foi retomado até a década de 1950. Na época, a Itália estava em pleno boom econômico e a cidade se preparava para sediar as Olimpíadas de 1960. O país renasceu.
Mas na verdade, o futuro só chegou ao bairro EUR em 14 de abril deste ano. Nesse dia, suas ruas um tanto metafísicas foram tranformadas no circuito do Grande Prêmio ABB FIA Formula E. Foi a sétima corrida da temporada e a primeira na Itália. Para registro, o grande vencedor da corrida foi o piloto britânico Sam Bird, da equipe da DS Virgin Racing.
O futuro, neste caso, diz respeito à mobilidade elétrica, que ganhou vida nas linhas curvas dos carros de corrida que mais parecem aviões do que automóveis. O som é semelhante ao de um motor a jato, enquanto a força liberada pelos motores elétricos faz com que seus pneus reluzam no asfalto. Para todos nós, este sim é um sinal de futuro. Trata-se de uma prévia, convincente e de alta tensão, de como nos locomoveremos num futuro breve: de maneira rápida, silenciosa e limpa (“além do show” esta é a mensagem da Fórmula E). Um assunto muito apropriado para uma cidade como Roma, uma vez chamada pelo ator italiano Alberto Sordi de “uma sala de estar na qual você deve andar na ponta dos pés”.
Em vários países, esse futuro já chegou. Agora, ele vem se espalhando pelo mundo com a velocidade das revoluções tecnológicas. No Japão, por exemplo, o número de postos de recarga para veículos elétricos (mais de 40 mil) superou o número de postos de gasolina (35 mil).
Enel renova parceria com a Fórmula E
No entanto, o que os mais de 30 mil espectadores de Roma viram, e que varreu as ruas de EUR como uma rajada enérgica de vento, também foi o futuro das cidades. Graças à inovação digital, à rede e aos medidores inteligentes e às novas formas de mobilidade e gerenciamento de energia, esse futuro será cada vez mais humano, respeitando o meio ambiente. Esta é a visão do nosso Grupo, que tem sido Parceiro Oficial de Energia da Fórmula E nos últimos dois anos e também será o Parceiro Oficial de Recarga Inteligente nos próximos cinco anos. Em outras palavras, vamos fornecer energia limpa, permitindo que o campeonato alcance sua meta global de impacto zero (a energia que abasteceu a corrida de Roma veio inteiramente de recursos renováveis certificados). Graças aos superchargers e às baterias de nova geração, os carros da Fórmula E poderão completar a corrida sem precisar recarregar. Quando comparado ao panorama atual, isso representa o dobro de desempenho com o mesmo peso e volume.
Do supercarregador ao Juice-Roll
As estruturas futuristas de recarga que o nosso Grupo desenvolveu foram exibidas no nosso estande no e-village do E-prix de Roma. Os visitantes podiam ver o supercarregador projetado para os testes da Fórmula E, bem como as estruturas de recarga para uso diário e público. Estas incluem o Fast-Charge, que pode recarregar completamente um veículo em apenas 20 minutos, e os novos Pole-station e Wall-box que, com design inovador e harmonioso, estarão disponíveis em breve nas ruas e nas casas, ajudando a transformar o sonho da cidade inteligente em realidade. Os visitantes também puderam conhecer a tecnologia Vehicle-to-Grid, que converte o carro elétrico em uma bateria para a rede, contribuindo para um melhor aproveitamento da energia renovável e puderam ter uma prévia do novíssimo Juice-Roll, um carregador de baterias portátil e rápido, que será usado, a partir do próximo ano, para recarregar os motores elétricos na primeira edição da Copa do Mundo FIM Enel MotoE, da qual somos patrocinadores. Todos esses são exemplos tangíveis de tecnologia eficiente, já pronta para distribuição em larga escala.
Como Francesco Venturini, CEO da Enel X, divisão do nosso Grupo responsável por produtos inovadores e soluções digitais, disse: “É incrível o que está acontecendo: quando começamos há nove meses, a mobilidade elétrica parecia um conceito do futuro. Mas hoje podemos dizer que ela já é o presente. A Fórmula E prova que o progresso deste setor está acontecendo numa velocidade incrível. E, aqui na Enel. temos as pessoas certas e a tecnologia certa. Somos os players chave para esta evolução. ”
Um dia especial
Roma abrigou uma extraordinária demonstração para promover a mobilidade elétrica. Para fazer pleno uso disso, a Enel – que nasceu na capital italiana há quase 60 anos – organizou uma série de eventos paralelos antes do grande prêmio. Recreativas e educativas, as ações incluíram uma visita ao circuito para devendar alguns dos segredos da Fórmula E, feita pelos os estudantes vencedores da edição europeia da competição Play Energy. Roma também recebeu a oitava edição da série itinerante de palestras #EnelFocusOn: para a ocasião, convidamos Brian Solis, analista digital e antropólogo, e 42 influenciadores de todo o mundo que compartilharam seus pensamentos sobre o tema da mobilidade elétrica.
Para aqueles que gostariam de experimentar a emoção de percorrer o circuito, o jogo The Circuit ainda está disponível on-line.
De fato, a emoção do grande prêmio foi especial e mais intensa do que as corridas de outras cidades. Esta excitação revelou-se contagiante tanto para os espectadores como para os pilotos (todos concordaram que esta foi a melhor prova de que participaram). Como Alejandro Agag, CEO da Fórmula E, anunciou ao lado do prefeito da cidade no pódio: “Foi uma experiência tão maravilhosa que decidimos que vamos voltar e correr aqui em Roma pelos próximos cinco anos.”
No sábado à noite, depois que a corrida terminou, a equipe começou a desmontar no circuito, como é de costume. No entanto, algo permanecerá. Os quatro postos de recarga Fast Charge que instalamos serão mantidas, de acordo com o plano nacional italiano de infraestrutura de mobilidade elétrica. As colunas de recarga permitirão que os moradores locais abasteçam seus carros em tempo recorde e usem a conexão Wi-Fi gratuita e ultrarrápida. EUR vai começar a ser – e não apenas parecer – o lugar que os arquitetos imaginaram quando desenharam seus primeiros esboços há mais de 80 anos: a cidade do futuro. Na verdade, é melhor do que o futuro. Nas palavras de Stephen Hawking, o grande astrofísico que recentemente deixou este mundo: “Somos todos viajantes do tempo, viajando juntos para o futuro. Mas vamos trabalhar juntos para tornar esse futuro um lugar que queremos visitar. ”