Regras de Ouro para um trabalho seguro

1.     Desligar

Para garantir a segurança de todos, o eletricista realiza o desligamento da rede mediante chave seccionadora, interruptor ou disjuntor, com corte visível. Etapa fundamental para seguir os próximos passos.

2.     Impedir

Para bloquear o equipamento de seccionamento da rede, o eletricista utiliza cadeados, bloqueadores, travas de bloqueio, retirada do cartucho, entre outros. O impedimento consiste em impossibilitar fisicamente a união de seus contatos ou imobilizar o comando do aparelho.

3.     Constatar

Por meio de um detector de ausência de tensão coletivo, o eletricista constata a ausência de tensão no local de abertura dos circuitos (lado carga e lado fonte) e onde se realizam os trabalhos (zona de trabalho). Este passo é fundamental para realizar o aterramento da rede com segurança.

4.     Aterrar

Para sua própria proteção e de toda equipe, o eletricista instala conjuntos de aterramento, tanto quanto forem necessários, em pontos adjacentes ao local de trabalho a fim de formar a chamada Zona de Trabalho. Uma medida necessária perante uma possível energização acidental.

5.     Sinalizar

Instalar o dispositivo de sinalização (“Não opere este equipamento”) em local visível e próximo aos dispositivos de seccionamento para alertar sobre a presença de profissionais trabalhando na rede.

ENEL