Bom dia, Good Morning, Buongiorno, Buenos Dias!

Publicado em Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019

“Participar do We are Energy foi uma experiência inesquecível. Conhecer novas pessoas de todas as partes do mundo, ter a chance desenvolver um projeto de Startups, explorar a diversidade entre as diferentes nacionalidades dos participantes, foram alguns dos principais pontos que proporcionaram uma vivência no mínimo surpreendente. Com o projeto me tornei mais extrovertida com novas pessoas e a utilização de uma nova língua foi um dos principais aprendizados. ”

– Gabriela de Angelo Gomes, 17 anos, de São Paulo

Atividades de integração com muita música e dança não faltaram para nenhum dos grupos. No Campus Kids teve ainda criação de um filme em fita adesiva, programação de vídeo games, produção de mapa-múndi com colagem e muito aprendizado sobre os outros países. As crianças menores também aproveitaram bastante a piscina. Já no Campus Teens teve praia e muita atividade em grupo. Os jovens desenvolveram projetos de Startups no Enel Catania Innovation Hub&Lab, conheceram a fábrica de painéis solares do grupo, a 3Sun, e compartilharam momentos especiais na Colônia Dom Bosco, lugar que acolhe jovens refugiados da África.

“A programação toda me divertiu e proporcionou bons momentos. Entretanto, a atividade que mais me interessou foi trabalhar em equipe no desenvolvimento dos projetos. Nessa experiência, eu aprendi bastante sobre trabalho em conjunto e como fazer com que ideias transformem-se projetos reais. Foi um evento de extrema importância na construção de novos conhecimentos e boas memórias.”

– André Santos Rocha, 16 anos, Goiânia.

Colônia Dom Bosco – Vivência de troca entre diferentes culturas

Ouvir sobre o outro, colocar-se no lugar do outro. Foi isso que os participantes Teens fizeram na Colônia Dom Bosco. Mais do que receber, a Colônia recebe jovens que passaram por uma travessia difícil. Lá, procuram trazer o sentimento de lar de volta, cuidam como uma família. Nesse dia especial, os adolescentes do We Are Energy e os africanos uniram-se, vivenciaram uma troca concreta, compartilhando histórias de diferentes culturas, histórias sobre inclusão e diversidade. Juntos pintaram um painel com mensagens que resumem o dia do encontro: “educação, coragem, novas perspectivas, empatia, respeito, compartilhamento, sonhos, liberdade, desafios, raiz, encontro, cuidar um do outro e diferenças nos tornam especiais”.

“A visita à Colônia Don Bosco foi muito divertida e com certeza uma das programações que mais gostei. Lá, tivemos a oportunidade de conhecer comida típica africana e mais dos costumes e da cultura. Com a festa no fim do dia, nos conectamos com eles por meio da música e da dança. Aproveitar o entardecer com pessoas que passaram por extremas dificuldades no decorrer de sua jornada e compartilhar com eles nossas próprias experiências foi impressionante e acolhedor.”

– contou Gabriela.

Celebration Day - Dia de festa na sede do Grupo Enel

Os últimos dois dias da viagem foram em clima de festa. Kids e Teens se reuniram para um tour em Roma, onde conheceram um pouco da história da cidade. O dia 24 de julho, último da viagem, teve um sabor diferente, foi dia de celebrar o programa com uma apresentação especial no auditório da sede da Enel. O evento teve transmissão ao vivo para todos os colaboradores de países nos quais o Grupo está presente.

Diversidade e inclusão são temas vitais para a Enel”, explicou a presidente da empresa, Patrizia Grieco, no Dia de Celebração 2019. Para o CEO do grupo, Francesco Starace, a presença da Enel em muitos países é um recurso genuíno, pois a diversidade serve como estímulo para a inovação. “Há muitas maneiras diferentes de fazer a mesma coisa, tantas soluções diferentes para o mesmo problema: ver as coisas de outro ponto de vista é enriquecedor, fazer as coisas juntos nos permite aprender com os outros”, disse. E foi exatamente esse sentimento que os jovens experimentaram.

“O We Are Energy me proporcionou um período de intensa alegria e aprendizagem. Ao longo dos dias da programação tive contato com diferentes costumes e culturas, fiz amizades incríveis e adquiri conhecimentos que me acompanharão durante toda a vida. Além disso, aprendi que diversidade e inclusão são ideias que podem se tornar uma realidade se investirmos nosso esforço, dedicação e trabalharmos juntos. Foi simplesmente incrível poder participar desse evento.”

– resumiu André.

A emoção para os pais não foi diferente. “O We Are Energy representou uma experiência única e inigualável.  Me sinto honrada em trabalhar em uma empresa que proporciona uma oportunidade como esta. Foi maravilhoso, as crianças puderam conviver com pessoas de todas as nacionalidades, visitar lugares incríveis e conhecer projetos excelentes”, contou Ester Rodrigues, da área de Meio Ambiente da Enel Distribuição São Paulo e mãe da Grabriela.

“Para mim, o programa representou um enorme exercício de confiança, tanto na organização preparada pela Enel, como na maturidade de meu filho, e propiciou vivências que contribuirão muito para o seu desenvolvimento. A comunicação diária nos deixou mais tranquilos e próximos da rotina dele. Ele comemorou seu aniversário de 12 anos longe de nós, mas conseguimos fazer vídeo chamada para lhe parabenizar e vimos todo o carinho com que foi tratado por toda a equipe do WAE 2019! ”

– Franklin Oliveira da Silva, da área de Infraestrutura & Rede da Enel Distribuição São Paulo e pai do Arthur.

Na volta, a bagagem veio cheia de memórias ricas em troca, vivência e histórias! O We Are Energy 2019 reforçou o compromisso da Enel com as novas gerações e com a valorização da inclusão e diversidade. O programa incentiva os filhos dos colaboradores a se envolverem com temas de interesse global, trabalhando de forma criativa e empreendedora.

Obrigada,Thank you, Grazie, Gracias!

ENEL