Mario Fernando de Melo Santos

Presidente do Conselho de Administração

O Engenheiro Mario Santos é Presidente do Conselho de Administração da Enel Brasil desde dezembro 2014 e exerce a mesma função nos conselhos de Administração da Enel Distribuição Rio e Enel Distribuição Ceará.

Mario Santos iniciou suas atividades no Grupo Enel como Presidente do Conselho de Administração da Holding Endesa Brasil, função em que ficou até dezembro 2014, quando a holding passou a se chamar Enel Brasil. Iniciou sua carreia profissional em janeiro de 1963, na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), onde assumiu em diversas oportunidades a Presidência da empresa, além de ocupar cargos técnicos e gerenciais, como o de Diretor de Operação. Ficou na Chesf até 1990, quando foi para o Ministério de Minas e Energia como Coordenador Nacional de Abastecimento do Departamento Nacional de Combustível (SNE/MINFRA).

Em 1991, Mario Santos passou a atuar na Eletrobrás, onde exerceu cargo de Diretor de Operação de Sistemas da Eletrobrás e acumulou a função de presidente da Empresa, bem como a presidência da Eletronorte. Em 1998, tornou-se Presidente e Fundador do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, por dois mandatos, até novembro de 2005.

Ao longo de sua carreira, Mário Santos atuou como Membro Representante do Brasil no Comitê Internacional de Grandes Sistemas Elétricos (CIGRÉ – França); foi Vice-Presidente e Presidente da CIER – Comissão de Integração Energética Regional; e participou também de Conselhos de Administração de diversas empresas do setor elétrico como Eletrobrás, Chesf, Eletrosul, Eletronorte, Celpe e Saelpa. Mário Santos é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco.