Enel vende energia solar proveniente da nova planta de 27 MW nos EUA para o resort Wynn Las Vegas

Publicado em terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

  • A Enel Green Power North America assinou um acordo com o resort Wynn Las Vegas, por meio do qual o hotel comprará a energia produzida pelo novo parque fotovoltaico “Wynn Solar Facility at Stillwater”, que deverá iniciar produção no primeiro semestre de 2018. 
  • O investimento na construção da nova planta fotovoltaica equivale a cerca de 40 milhões de dólares americanos.
  • A energia produzida pela instalação solar atenderá até 75% das necessidades do Wynn Las Vegas, maior percentual de consumo de energia renovável entre todos os resorts da cidade. 

 

Roma – Las Vegas, 26 de janeiro de 2018 – A Enel Green Power North America, Inc. (“EGPNA”), a empresa de energias renováveis do Grupo Enel  nos Estados Unidos, assinou um acordo de compra de energia (Power Purchase Agreement, PPA) com o Wynn Las Vegas resort, localizado na mundialmente famosa Las Vegas Strip, e que vai comprar a energia produzida pela “Wynn Solar Facility at Stillwater (27 MW), [1] da EGPNA. O novo projeto solar, atualmente em construção no estado de Nevada, deve iniciar produção na primeira metade de 2018.

“Fechamos uma parceria inovadora que reforça a capacidade da Enel Green Power em oferecer soluções atraentes e personalizadas com base nas exigências energéticas do cliente”, comentou Antonio Cammisecra, responsável pela Enel Green Power (EGP), Divisão Energética Global de Energias Renováveis da Enel. “Estamos extremamente satisfeitos com a capacidade do Wynn para gerar energia renovável e estamos confiantes que será uma parceria de longo prazo que continuará a posicionar o estado de Nevada como um hub de excelência em energia limpa”. 

O investimentos para a construção do novo parque solar fotovoltaico, que cobre cerca de 65 hectares [2], equivale a aproximadamente 40 milhões de dólares americanos, como parte dos investimentos previstos no atual plano estratégico da Enel. Espera-se que a instalação produza mais 43.900 MWh de energia ao ano, que serão inteiramente cedidas ao resort de Las Vegas segundo o PPA. 

A energia produzida pela nova planta será suficiente para atender 75% da demanda energética de pico do resort Wynn Las Vegas, percentual de consumo via energia renováveis mais alto entre todos os resorts da cidade. No futuro, a planta deve alimentar o Paradise Park, futuro polo multifuncional do Wynn Las Vegas. A parceria entre a EGPNA e a Wynn é uma novidade para esse tipo de indústria em Nevada.

A planta solar Wynn é um projeto solar fotovoltaico autônomo e está localizado em Churchill County, Nevada. O novo projeto é vizinho ao premiado parque híbrido Stillwater, o primeiro no mundo a combinar a capacidade de geração contínua da geotermia a clico binário de média entalpia com o solar fotovoltaico e o solar térmico. A nova instalação fotovoltaica de 27 MW dividirá a infraestrutura de conexão com a planta híbrida geotérmica-solar.

Esta parceria é o quinto mais importante acordo assinado pela EGP com clientes corporativos nos Estados Unidos nos últimos dois anos. Recentemente, em 2017, a EGPNA anunciou um acordo com o Facebook para a compra de 200 MW dos 320 MW da Rattlesnake Creek, instalação eólica em construção em Nebraska. Antes disso, ainda em 2017, a EGP assinou um PPA com duas importantes instalações de Oklahoma, o primeiro com T-Mobile US, Inc. na compra de 160 MW dos 300 MW do parque eólico Red Dirt, e o segundo com o produtor de cerveja Anheuser-Busch para a compra de 152,5 MW dos 298 MW do parque eólico Thunder Ranch. Em 2016, a EGP garantiu o primeiro PPA empresarial com Google, para a compra de 200 dos 400 MW de energia produzida pelo parque eólico Cimarron Bend, no Kansas. Com estes acordos, a EGP está apta a criar soluções sob medida para os clientes corporativos, com objetivo de proporcionar acesso a longo prazo a uma fonte energética econômica, sustentável e confiável.

Em Nevada, a EGPNA já gerencia a instalação geotérmica Salt Wells (13,4 MW) e o já mencionado centro hibrido de tripla tecnologia Stillwater, composta por uma planta geotérmica (33,1), outra solar fotovoltaica (26,4 MWdc) e uma solar térmica (2 MW). No estado de Nevada, a EGPNA emprega um total de 75 pessoas, incluindo os funcionários que trabalham em suas plantas de energia renovável e os que ficam na sede regional, na cidade de Reno. 

A EGPNA faz parte da Divisão de Energias Renováveis do Grupo Enel e é líder em energia renováveis na América do Norte, com projetos em operação e em fase de desenvolvimento em 23 estados americanos e duas províncias canadenses. A EGPNA opera cerca de 100 plantas com capacidade total superior a 4,2 GW produzida pelas fontes hidroelétrica, eólica, geotérmica e solar.

A Enel Green Power, divisão de Energias Renováveis do Grupo Enel, dedica-se ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo o mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é um líder global no setor de energia verde, com uma capacidade gerenciada de cerca de 40 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidrelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras, nas plantas renováveis de energia.

Por meio de PPA para clientes corporativos, a Enel Green Power permite às empresas gerar valor, combatendo as mudanças climáticas.

[1] capacidade Dc, equivalente a 20 MWac.

[2] Equivalente a cerca de 65 hectares.

Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014