Enel: pela décima vez nos índices de sustentabilidade ECPI

Publicado em quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

• A inclusão da Enel nos índices ECPI é reconhecimento da visão estratégica, da solidez das práticas de trabalho e do empenho em atender as necessidades socioambientais.
  • A empresa foi incluída em quatro índices ECPI, dentre os quais estão aqueles de energia renovável e a mudança climática.
  • A Endesa, subsidiaria espanhola controlada pela Enel, também está nos índices ECPI

Roma, 23 de janeiro de 2018 – A Enel foi confirmada pela décima vez nos índices de sustentabilidade ECPI, que mede o desempenho ambiental, social e governativo (ESG) das empresas. Este resultado é reconhecimento da visão estratégica clara a longo prazo da Enel, da solidez das práticas de trabalho e do empenho em atender as necessidades ambientais e sociais. A Endesa, subsidiária espanhola controlada pela Enel, também está nos índices ECPI.

Estamos orgulhosos em sermos classificados nos índices entre as empresas mais sustentáveis e socialmente envolvidas do mundo”, comentou Francesco Starace, CEO e Diretor Geral da Enel. “A inclusão pela décima vez no índice reforça o sucesso da integração dos critérios de governança e sustentabilidade (ESG - Environmental, Social and Governance) ao nosso negócio e, particularmente, coloca em evidência a forte sinergia entre as nossas decisões de investimento e a estratégia industrial. Estes índices revelam aos investidores a nossa posição à frente nos negócios sustentáveis e comprovam o nosso empenho em produzir resultados socialmente responsáveis”.

A Enel foi incluída em quatro índices ECPI:

• No índice ECPI Global Renewable Energy Equity, que seleciona as 40 empresas ativas na produção e comercialização de energia de fonte renovável com os mais altos valores ESG.
  • No índice ECPI Global Climate Change Equity, que oferece aos investidores visibilidade sobre as empresas mais bem colocadas, aproveitando as oportunidades apresentadas pela mudança climática.
  • No índice ECPI Euro ESG Equity, formado pelas 320 empresas com maior capitalização do mercado da Zona Euro que atendem aos critérios dos ECPI no âmbito ESG.
  • No índice ECPI World ESG Equity, um índice de referência ampla, que representa as empresas do mercado desenvolvido que atendem aos critérios de ECPI no âmbito ESG.

A série de índices ECPI foi criada para fornecer um instrumento essencial na análise de risco e da performance das empresas em relação as atividades ESG e para avaliar o desempenho dos gerentes orientados para a sustentabilidade. Os critérios da responsabilidade social usados para selecionar os componentes dos índices dão aos investidores a chance de mostrarem o próprio interesse pelos temas de sustentabilidade e de darem importância aos planos industriais.

O ECPI oferece serviço de consultoria para investimento e sustentabilidade desde 1997, quando lançou a primeira série de índices europeus sustentáveis e uma das mais sofisticadas plataformas de busca focada em temáticas ESG.

Com sede em Luxemburgo e Milão e uma rede global de analistas na China, Japão e Polônia, o ECPI foca em ajudar os investidores institucionais globais e clientes privados a encontrarem os próprios objetivos de investimento, fornecendo uma consultoria proativa e independente baseada em pesquisas independentes.

Além do ECPI, a Enel está presente nos outros principais índices de sustentabilidade mundiais, entre os quais o Dow Jones Sustainability Index World, o FTSE4Good, os índices Euronext Vigeo-Eiris e STOXX Global ESG Leaders, e ainda o Carbon Disclosure Leadership Index.

A dedicação da Enel em respeitar os mais elevados padrões de sustentabilidade coloca uma crescente atenção da parte dos fundos do Investimentos Socialmente Responsáveis (SRI). Com base nos dados de junho de 2017, os fundos SRI possuem 8,4% das ações em circulação da Enel (houve aumento em relação aos 8% de dezembro de 2016) e representam os 11% do capital livre do Grupo (era 10,5% em dezembro de 2016).