Enel Brasil traz para o MAM coleção de arte

Publicado em Segunda-feira, 4 de julho de 2016

Niterói, 30 de julho de 2016 – A Enel Brasil traz para o Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) o acervo da exposição “Arte em Cena: Obras da Coleção MAXXI – Museu de Arte do Século XXI” com cerca de 30 obras do museu italiano, que ficarão em exibição a partir do dia 5 de julho. Na Itália, a Enel juntou-se em 2015 à Fundação MAXXI, tornando-se o primeiro sócio fundador do museu, inaugurado em 2010 em Roma com projeto arquitetônico de Zaha Hadid (1950-2016).

“A Enel busca valorizar a cultura nos países em que atua e acreditamos que esse tipo de iniciativa aproxima a empresa das pessoas. Trazer mais uma mostra de obras de artistas italianos para o Brasil, para o Museu de Arte moderna do Rio (MAM), no Rio de Janeiro, reforça esse compromisso e nos traz uma grande satisfação.”, destaca Carlo Zorzoli, Country Manager da Enel no Brasil.

A exposição, com curadoria de Anna Mattirolo, mostra a abrangência e diversidade do acervo italiano, que vai da arte povera ao uso de tecnologia. O acervo do “Arte em Cena: Obras da Coleção MAXXI” reúne fotografias, desenhos, pinturas, gravuras, instalações e vídeos, além de maquetes e projetos arquitetônicos e vai ocupar mais de mil metros quadrados no terceiro andar do MAM, dividida em quatro espaços. São ao todo 19 artistas: Mario Airo, Carlo Aymonino, Matthew Barney, Maurizio Cattelan, Gino De Dominicis, Massimiliano e Gianluca De Serio, Gilbert & George, Danilo Guerri, Ilya Kabakov, William Kentridge, Armin Linke, Luigi Ontani, Yan Pei-Ming, Michelangelo Pistoletto, Aldo Rossi, Grazia Toderi e Francesco Vezzoli.

A curadora Anna Mattirolo explica que “Arte em cena” configura a coleção do MAXXI “como um espaço cênico, quase teatral”. Ela observa que o “compromisso público do MAXXI em dedicar à contemporaneidade um projeto arquitetônico de relevância internacional garante que a comunidade conte com uma estrutura capaz de abrigar um laboratório de atividades que, com vistas ao futuro, abra suas portas a todos os aspectos da contemporaneidade global, mas ao mesmo tempo está bem enraizado em um contexto cultural único no mundo: o italiano”. Diretora do MAXXI desde sua criação até 2015, Anna Mattirolo agora está à frente da pesquisa científica, documentação e atividades educativas do Museu.

SOBRE A ENEL

A Enel é uma das empresas multinacionais de energia mais atuantes nos mercados globais de energia e gás, com foco na Europa e na América Latina. A Enel opera em mais de 30 países em quatro continentes, com capacidade de geração instalada de cerca de 90 GW e uma rede de distribuição de energia e gás que totaliza, aproximadamente, 1,9 milhão de quilômetros de extensão. No Brasil, a Enel tem uma capacidade instalada de cerca de 1.530,0 MW e atua em diversos segmentos do setor de energia, como geração, transmissão, distribuição e microgeração de energia solar. O grupo também atua no país com geração de energias renováveis por meio da Enel Green Power, que já detém a maior capacidade instalada em energia solar no Brasil.

Serviço: Exposição “Arte em Cena: Obras da Coleção MAXXI – Museu de Arte do Século XXI”

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Abertura: 5 de julho de 2016, às 12h